• Artigos

“7 PASSOS PARA O CAMINHO DA FELICIDADE”

Por Aisha Axin

A Felicidade é um dos caminhos mais procurados pelo Ser Humano e um dos mais desejados. Geralmente, a nossa vida é pautada por esta busca, e ela representa para a maioria de nós um patamar único de bem-estar, equilíbrio e satisfação.


Mas o que significa Felicidade?


Podemos definir a Felicidade como o estado em que me sinto feliz, que, naturalmente, é diferente para cada um de nós.


Vulgarmente ouvimos a famosa frase de que a “Felicidade é uma Jornada e não um Destino”, dando-nos o vislumbre da dimensão impactante que esta Jornada pode ter na nossa Vida.


O abraçar da Felicidade requer de nós um recolocamento em relação à Vida, abraçando comportamentos que podemos implementar na nossa Vida para que exista em nós mais Felicidade, Prazer e Bem-Estar.


Permita-se hoje investir em si, adotando os passos abaixo e colocando-se no seu Caminho da Felicidade.



Viva no Momento Presente:Viver no Momento Presente é bem mais do que um comportamento, é, de facto, uma postura que modifica a nossa vivência integral.

Viver no Momento Presente, permite-nos “soltar” o passado e o que o mesmo contém e “libertar” as ansiedades e projeções relativamente ao Futuro, tornando-nos livres para viver o momento presente.

Viver o Presente permite-nos adquirir o controle da nossa Mente e da nossa Vida, fazendo-nos apreciar o que existe no momento presente e sermos felizes com o que a Vida nos apresenta.



Seja Grata(o) pela sua Vida:Praticar a Gratidão gera mudanças incríveis e extremamente profundas nas nossas vidas, permitindo-nos ver o Mundo em perspetiva e perceber como, muitas vezes, somos realmente abençoados pelo que temos na nossa Vida.

A Gratidão abre-nos portas para uma vida mais simplificada e com maior sentido.

Sentir Gratidão permite-nos alterar as nossas ondas cerebrais/mentais e automaticamente enchermo-nos de emoções mais positivas que trarão a Felicidade à nossa Vida.



Desenvolva Resiliência:A resiliência permite-nos criar mecanismos e desenvolver ferramentas que nos vão ajudar a ultrapassar e trespassar situações de grandes desafios e dificuldades.

A resiliência está, naturalmente, ligada ao cultivo da Positividade e também da Sabedoria, de percebermos objetivamente quais as situações que podemos mudar e quais aquelas que não estão no nosso alcance e poder.

Esta escolha consciente permite-nos viver uma vida em maior Paz com os outros e connosco próprios, gerando uma vivência mais autêntica e mais próxima da Felicidade.



Cultive Pensamentos “Felizes”Estudos na área da Saúde Mental, revelam frequentemente a importância de cultivarmos pensamentos positivos.

Os nossos pensamentos geram reações imediatas no nosso corpo, que afetam a nossa saúde, o nosso humor e a nossa qualidade de vida.

Os Pensamentos criam a nossa Realidade e tem um efeito imediato na nossa Vida. O posicionamento da nossa Mente é fulcral neste processo.

Existe uma frase que diferencia as Pessoas Felizes das Infelizes que diz:

“As pessoas felizes focam a sua vida em gratidão no quem tem na sua vida, e as pessoas infelizes focam a sua vida em tristeza no que não têm na sua vida”

Cultivar Pensamentos Positivos vai atrair experiências positivas para a nossa Vida e criar oportunidades para vivermos uma vida mais feliz.



Siga a sua Intuição:A nossa Intuição é a nossa voz interior que nos guia para o que vai trazer ao nosso Ser mais Felicidade e Bem-Estar.

Acredito que a maioria das pessoas reconhece a sua Intuição, mas tem dificuldades em seguir esta voz interior.

É importante que possamos transgredir esta barreira e dar uma oportunidade a nós próprios de realizarmos o que o nosso Eu nos pede e que nos colocará mais perto da nossa Felicidade.



Priorize o que lhe faz felizExiste em cada um de nós uma bússola muito precisa e muito eficaz: que é o que nos faz feliz.

Habituámo-nos a gerir a nossa Vida de um modo acelerado e automático que nos esquecemos frequentemente daquilo que nos faz feliz, associando a Felicidade ao Ter, e esquecendo que a mesma tem somente a ver com o Ser.

Para ser imensamente feliz tem de dar prioridade ao Ser e escutar o que lhe faz feliz, quando seguimos o que nos faz felizes, esta Felicidade é multiplicada e permeia a nossa Vida nas mais diversas vertentes, fazendo-nos viver uma Vida de Auto-Realização.

Não espere por amanhã, priorize hoje o que lhe faz feliz.



Encontre um Sentido para a sua VidaA nossa Vida só pode ser vivida integralmente quando tem uma significância, um sentido.

A estrada da Vida leva-nos às mais diversas experiências, mas é possível escolher as experiências que queremos viver quando definirmos e encontramos um Propósito para a nossa Vida.

É importante que se encontre na Vida e que a mesma tenha um Propósito - uma direção pela qual segue.

Sentirmo-nos seguros e confortáveis acerca do nosso Futuro, é importante para a nossa Felicidade.

Permita-se ter objetivos que lhe motivem a viver e um rumo para o qual segue, vai fazer com que a sua Vida seja pautada por uma satisfação, bem-estar e equilíbrio que lhe trará a Felicidade.


“Existem tantas razões na sua Vida para que se encontre com a Felicidade”




Aisha Axin

Autora, Professora e Psicoterapeuta Transpessoal

Especialista em Desenvolvimento Transpessoal

Coach para a Transformação

Email: info@aishaaxin.com

Websites: www.aishaaxin.com

  • YouTube