• Artigos

ALEGRIA É A PAZ QUE VEM DE DENTRO

Por Ton Alves

Alegria é hoje uma palavra que, como um punhado de outras da nossa língua, acabou servindo para designar um punhado de coisas. Na maioria dos dicionários, a palavra é definida como: “vocábulo de origem teutônica, cujo sentido está relacionado a uma variedade de emoções ou sentimentos positivos, que vão desde contentamento, satisfação, bem-estar até inteireza, felicidade ou júbilo”.


Mas, talvez seja ainda necessário explicar, com mais clareza e profundidade, o verdadeiro significado dessa palavra para compreendermos, exatamente, o que estamos falando quando dizemos: alegria.


Em seu sentido real, alegria é sinónimo de ausência de sofrimento. Vem do latim vulgar alacri (a= não + lacri = pranto, lágrima, choro). Logo, significa um estado onde não há choro nem lágrima, ou seja, não exista dor ou sofrimento.


Assim, alegria é diferente de júbilo, sentimento que toma conta da pessoa quando recebe uma boa notícia, vê algo ou alguém querido ou vence uma disputa. E muito menos é euforia, estado psicológico antinatural resultante do descontrole neuropsicológico ou da ingestão de certo tipo de bebidas, comidas ou drogas.


Alegria é o estado de espírito natural do ser humano no momento em que está isento das influências externas. É o bebê em repouso no útero da mãe. Ou seja, em seu estado original. Estado que a pessoa perde, e do qual se distancia à medida que vai se tornando cada vez mais suscetível às impressões que vem de fora dela mesma.


Voltar a esse estado original, ou seja, readquirir a alegria não é uma tarefa fácil, apesar de ser simples. Começa com a realização da mais curta e mais difícil viagem que alguém pode e deve fazer. É caminhar para dentro si mesmo. Retornar ao centro, voltar ao ponto inicial e encontrar a fonte geradora do próprio ser.


E, segundo todas as tradições de sabedoria da humanidade, não existe nenhum outro meio de realizar essa busca a não ser pela conscientização e controle dos processos físicos e mentais, a anulação do poder do ego, o silenciar dos pensamentos. Enfim, pela meditação.


No próximo mês, voltaremos a falar sobre o que é mesmo meditação, seus métodos e benefícios.


Saúde, Alegria e Paz para todos os seres!



Ton Alves - Casulo

  • YouTube