• Artigos

ASTROLOGIA PARA O ANO DE 2019

Por Maria Augusta

A cada novo ano temos uma nova oportunidade de promover as mudanças que desejamos para as nossas vidas. Podemos usar o conhecimento da Astrologia para nos auxiliar nessas mudanças e transições.


Os movimentos planetários, em seu trânsito através do zodíaco, estão constantemente impulsionando ao crescimento de determinadas áreas das nossas vidas. Entender as influências que nos aguardam para o próximo ano é uma forma de usá-las para o nosso benefício.


Saturno ao longo do próximo ano continuará seu movimento no signo de Capricórnio. O trânsito de Saturno em Capricórnio acontece a cada 29 anos e 2019 será o ano mais ativo e potente deste trânsito, em que Saturno estará passando pelos graus intermediários - ditos “adultos” - deste signo. Este período favorece que tomemos responsabilidade integral sobre aquilo que está pendente em nossas vidas. Saturno em Capricórnio orienta-se para aquilo que é real e concreto.


Estimula-nos a sermos adultos e tomar as rédeas das nossas vidas, resolvendo o que precisa ser resolvido e não fugindo das nossas responsabilidades e compromissos. A partir dessa influência, naturalmente, sentir-nos-emos mais inclinados a cultivar a disciplina – principalmente naquelas áreas em que estamos mais acomodados - e a adquirir uma visão mais lúcida e realista sobre nós próprios e sobre aquilo que estamos criando em nossas vidas.


Ao longo de todo o ano de 2019, também teremos a influência dos nodos da Lua, nodo Sul e Norte, sobre o eixo dos signos de Capricórnio e Câncer. Este trânsito acontece a cada 18 anos e será especialmente intensificado pelo facto de Saturno e Plutão (que transita Capricórnio desde 2008) estarem também influenciando este eixo do mapa.


O movimento dos nodos é sempre retrógrado e estão associados às energias cultivadas no passado, aos “resgates” que viemos a realizar, e à direção que estamos a tomar a partir das aprendizagens passadas. Neste eixo do nosso mapa, os nodos tendem a trazer mudanças nas nossas bases e estruturas – a nível interno, das crenças que carregamos, e externo, relacionadas àquilo que estrutura as nossas vidas, como o nosso trabalho e residência – para que possamos nos reestruturar e encontrar uma maior autenticidade na forma como temos conduzido as nossas vidas.


As pessoas que possuem o seu Ascendente ou Lua nos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) estarão, ao longo do próximo ano, mais suscetíveis às mudanças, que dirão respeito principalmente ao campo vocacional, ao nosso papel social e também à nossa vida privada, podendo trazer mudanças no campo de residência, se outros trânsitos fortalecerem essa indicação.


Este também será o ano em que o planeta Urano ingressa, de facto, no signo de Touro. A última vez que Urano esteve no signo de Touro foi em 1934. Sendo um signo de Terra, assim como Capricórnio, fortalece as indicações de que 2019 será um ano orientado para aquilo que é prático, real e concreto.


Lidar com as questões do dia a dia, colocar em ordem a nossa vida financeira, criar um planeamento para o futuro, reavaliar os nossos valores… todas essas serão questões presentes ao longo do ano. Tudo o que foi adiado e postergado nesse sentido até o dado momento será trazido à tona. Urano tende a trazer as mudanças de uma forma mais abrupta e imprevista, e a casa onde se encontra Touro no mapa será particularmente afetada por esse trânsito.


Júpiter em Sagitário, ao longo de 2019, ajudará a aliviarmos a nossa atenção sobre as questões materiais e trará um espírito positivo e expansivo que nos ajudará na reconexão com os nossos verdadeiros propósitos e buscas. Júpiter está em Sagitário a cada 12 anos e por estar em seu signo de domicílio, torna-se uma influência especialmente benéfica. A casa no mapa pela qual estará transitando passará por um maior crescimento e renovação ao longo do próximo ano.



Maria Augusta

Astrologia – aulas e leituras personalizadas

www.facebook.com/escritonosastros

escritonosastros@hotmail.com

  • YouTube