• Artigos

COACHING NA PRÁTICA

Por Sílvia Cerico

Transforme a sua vida: soluções de A a Z!


A primavera simboliza renascimento, início de um ciclo na natureza, plantas e animais vivem um momento de renovação. As cores que surgem são inebriantes verdes, azuis, o arco-íris em todos os tons em flores em botão ditando um novo ritmo. Emoções ao rubro são o convite declarado para quem se abre à sintonia da primavera.


É o momento para encetar novos projetos, outrora em semente, sem mais procrastinação, em alinhamento com o ciclo da vida há que caminhar rumo ao novo, passo a passo. Ao ritmo da alma, abra-se a viver em constante entrega, segundo a segundo, a tudo o que o aproxima de viver uma vida com sentido, intensamente sentida em cada parte de si.


Na diversidade que cada ser encerra dentro está a riqueza do contributo individual pela diferença. Na verdade, é onde teme ser julgado de estranho aos olhos do mundo que reside a unicidade preciosa do seu contributo em talentos únicos. Nessa delicada parte de si encontra os dons que engradecem todos aqueles com quem ousa partilhar esse seu entendimento personalizado de algo intrínseco à sua sábia natureza.


No alinhamento entre a expansão dos seus talentos e a coragem de os partilhar está o poderoso legado do seu contributo para deixar o mundo um lugar um pouco melhor do que o encontrou quando nasceu.


Para tal, é fundamental balancear nos seus relacionamentos, seja de que natureza forem, compaixão e empatia com equilíbrio entre o que o seu “eu” sente na relação com o outro e a capacidade de, por oposição, reconhecer como o outro sente a realidade naquele contexto. Afaste-se do egocentrismo e abra-se ao entendimento de que todos têm ritmos próprios e realidades igualmente válidas e tão verdadeiras quanto a sua. Como afirmam as leis Universais: o caminho é único mas todos somos um.



Este mês, na esfera mental sugiro que estimule o cérebro à plasticidade através da leitura de, pelo menos, 3 livros em simultâneo, 10 minutos por dia, em dias alternados, como segunda, quarta e sexta. O ideal é abordarem temáticas diferentes que lhe permitam estudar novas matérias, possibilitando novas aprendizagens quem sabe entre elas descobre uma nova paixão, ou encontra, neste momento só seu, simplesmente a oportunidade de esvaziar a mente do stress do quotidiano. Parece confuso mas não é, vai ver que não mistura os conteúdos e se expande em sabedoria e descontração.



Esfera emocional: exteriorize, envolva-se e experimente!

Livre-se dos nós na garganta que, cedo ou tarde, causam problemas de tiróide pela repressão do que sente e cala em si porque prioriza tudo ao redor, excepto ouvir a sua própria voz.


Escute o seu coração e exteriorize as suas emoções, aceite sentir mesmo onde lhe dói, pois só sentindo poderá curar e transmutar para um estado de bem-estar. Pode conseguir este efeito por múltiplas vias sem ter que envolver mais ninguém além de si neste processo. Brinque com lápis de cor, entre riscos e rabiscos a cor cura, de forma clara ou abstrata, vai materializando no papel o que a voz não deixa sair.


Envolva-se na procura da forma ideal de se libertar, mesmo que para isso não use necessariamente palavras. Dance, corra, caminhe, escreva…experimente e descubra o que lhe devolve a paz interior: encontre-se com o seu processo de autocura.

O importante é não reter em si mágoa ou qualquer espécie de sofrimento e elevar a sua vibração com uma atividade que preencha corpo e alma da Luz que na sua essência você é, para que brilhe em si e no mundo numa expansão vibrante de energia positiva.

Entrando no domínio da esfera física, sugiro que aposte em melhorar a sua elasticidade fazendo alongamentos. Os benefícios desta prática, aparentemente simples, são úteis não apenas a quem pratica exercício, mas também aos mais sedentários, uma vez que, além de reduzir o risco de lesões musculares, a incidência de cãibras, a tensão muscular e melhorar a postura, proporciona bem-estar físico e mental ao praticante.


Na verdade, sempre que faz alongamentos além de estimular a percepção do próprio corpo obtém vantagens para os seus órgãos internos, pois através da massagem nos rins, fígado, intestino e pâncreas, promove a circulação do sangue e dos nutrientes no seu corpo. A vantagem mais subtil é que, delicadamente, sem que se aperceba, permite-lhe esvaziar a mente e estimula o cérebro a libertar seretonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.


Este mês, se não tiver conhecimento de como fazer corretamente exercícios de alongamento, procure um profissional, aprenda e coloque em prática todos os dias inspirando pelo nariz e expirando pela boca com calma, relaxe e sinta a diferença!



Esfera espiritual: energize-se e espelhe expressivamente!

Quando a tónica está em viver uma vida longa, saudável, plena de energia vital a fluir de forma explosiva dentro do nosso corpo e sangue, elevando a qualidade de funcionamento do nosso organismo e a nossa disposição, há que cuidar de manter equilibrado o chakra esplénico, ou segundo chakra. Este centro energético está diretamente relacionado com os nossos sonhos e objetivos, a expressão da nossa alegria de viver com criatividade e liberdade.


Para que tenha força para atingir as suas metas, este mês energize este chakra diariamente promovendo o seu equilíbrio. Conscientemente, reme no sentido contrário aos quadros depressivos decorrentes de isolamento por falta de capacidade de expressão nas interações sociais, doenças sanguíneas e sonolência excessiva causada por falta de entusiasmo com o dia-a-dia que denunciam desalinhamento.


Uma forma simples de se cuidar é vestir cores provenientes do amarelo, expor-se ao sol nas suas caminhadas semanais e incluir na sua alimentação alimentos como o milho, o abacaxi e as batatas, e quem tem possibilidade de usar o reiki, este é um excelente recurso.


Melhore a energia para se curar, curar a sua vida e curar os outros, os pequenos gestos fazem grandes diferenças. Preencha-se e espelhe expressivamente ao seu redor uma contagiante alegria de viver. Por um mundo melhor, cuide primeiro de si.



Sílvia Cerico

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube