• Artigos

COACHING NA PRÁTICA: ABRIL

Por Sílvia Torres

A sabedoria do silêncio permite a conexão íntima com a voz da essência que somos. A serenidade de sentir o eco de cada parte de nós e equilibrar as sombras e a Luz através dos sinais, permite a alma despertar para a sintonia das sincronicidades na sinfonia do som da sua própria voz.


“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro desperta (Carl Jung).” Tenha a coragem de calar a mente para encontrar-se consigo e superar o desafio que é saber a sua verdade interior e sobrepor a determinação de acolhê-la calando as vozes dos medos, dos julgamentos dos outros, mas principalmente os seus… sabotadores do seu sucesso e da sua alegria de viver.


Sábio é aquele que se escolhe e honra o seu propósito percebendo-se como o seu único e principal obstáculo e se predispõe a enfrentar-se seguro de que só nas suas mãos está o poder para concretizar os seus sonhos. Detém em si a capacidade de co criar a sua saúde e salvação da saudade de si mesmo, do brilho dos seus olhos, do seu riso, do sentimento em cada palavra proferida ao sabor do presente, nos sapatos que apenas servem nos seus pés, com os quais faz a sua estrada de derrotas e conquistas, alinhado com as sementes que planta honrando o SER e o sentimento sincero do seu coração.


Este mês na esfera mental, proponho que trabalhe com SWITCH WORDS para fomentar o alinhamento entre a mente subconsciente e a mente consciente, concentrando-se na atração dos seus sonhos. Trata-se, tão simplesmente, de palavras não literais que, por isso, driblam o controlo da mente contornando os bloqueadores, gerados por autoconflito interno, do seu fluxo de manifestação. Estas palavras funcionam como ativadores do subconsciente para que este lhe permita aceder ao que deseja ou trazer à sua consciência os bloqueios que mantêm a materialização do que almeja sabotada sem que se dê conta.


Este conceito é abordado por Liz Dean no sentido de que se tire o máximo partido do poder das palavras co criar a vida que se deseja usando a mente. No seu livro precisamente intitulado SWITCH WORDS” faculta as palavra-chave, assim como as mais adequadas para cada contexto com exemplos. Podem usar-se de forma funcional frases formadas com estas palavras.


Ora, acreditando eu no ser composto pelas 4 esferas em equilíbrio para deter o bem-estar, elegi uma frase montada por mim (só por acaso não é uma das lá fornecidas) com a informação facultada no livro que promove isso mesmo. Pensei, ora para quê focar em organizar isto e depois aquilo se pode dar-se o comando para um equilíbrio global… e então surgiu a frase:


“UNIDOS - DIVINO - ORDEM DIVINA- SER-AGORA - FEITO”.


Na verdade, pareceu-me suficiente esta frase, porque promove pelo alinhamento interno e com próprio universo, aceitando o milagre, restabelecendo a ordem nas 4 esferas em paz de espírito e harmonia, e tomando uma ação positiva concretiza a manifestação. Naturalmente que pode usar apenas uma palavra, ou duas e trabalhar áreas especificas individualmente consoante os desafios que enfrenta, como poderá aprofundar com a leitura do livro, pode até mesmo descobrir as suas pessoais da mesma forma que eu encontrei a minha frase!


Estas palavras, tal como tantas outras técnicas, funcionam essencialmente pela intenção e confiança no processo que coloca em marcha ao decidir usá-las. À semelhança dos códigos de Grabovói, o autor diz que podem ser ativadas por repetição em voz alta, escrevendo, colocando em locais estratégicos, inclusive na garrafa de água, etc… Eu creio ser mais funcional quando as verbaliza associadas a uma ação mecânica descontextualizada de significado precisamente por libertar a mente de condicionantes, por exemplo, como sugerido no livro enquanto caminha ou toma duche, não está a pensar no que está a dizer… está simplesmente a emitir, sem hipotecar o sugestionamento de resultados.



Esfera física: saiba quais as vantagens de incluir salsa na alimentação e usufrua dos benefícios de tomar chá de sabugueiro. Resolva começar o dia cuidando-se com a saudação ao sol, ajude o seu corpo muito além da estética com recurso a sessões de sauna.


A salsa é, na verdade, um kit surpreendente de propriedades promocionais de bem-estar físico que transcendem em muito o prazer da degustação dos pratos por ela aromatizados. Entre os múltiplos benefícios deste simples condimento, destacam-se referências ao seu contributo no controlo da hipertensão, da diabetes, enquanto preventivo de gripes, envelhecimento precoce, pedras nos rins, doenças cardíacas, anemia, entre tantas outras. Surge ainda em estudos mencionada como eficaz no fortalecimento do sistema imunitário e prevenção de patologias de foro oncológico. É caso para dizer, pequeno gesto ao incluir no prato grandes vantagens no seu organismo!


O Chá de Sabugueiro, tal como a salsa, surge tradicionalmente muito associado ao fortalecimento do sistema imunitário, rico em vitamina C, contribui ativamente para a eliminação de toxinas, é aliado no combate a alergias e um potente anti inflamatório, entre tantas outras mais-valias que reforçam o efeito da salsa e o complementam na ação consciente para boa forma do seu corpo e conquistar o bem-estar em si.

Antes de experimentar, conheça o seu corpo e as suas intolerâncias, em caso de dúvida consulte um profissional da área, previna qualquer desconforto ou reacção alérgica, trata-se de sugestões, os organismos estão longe de ser todos iguais.


Com o objetivo de usufruir de momentos onde se liberte de tensão e stress, melhore a sensação de fadiga e promova a qualidade do sono, ao mesmo tempo que contribuem para ajudar o corpo na tarefa de auto regulação da saúde, este mês sugiro que se mime com umas idas à sauna. Na verdade há locais onde o valor da sessão é irrisório se considerar tudo o que sai a ganhar.


Na mesma ordem de ideias das sugestões anteriores, para além dos benefícios estéticos de melhoria da pele, fortalece o sistema imunitário e nesta ótica acelera o tempo de recuperação de infeções e de lesões, além de melhorar a qualidade da circulação, promove a saúde cardíaca, combate a hipertensão, abre as vias aéreas, estimula as glândulas endócrinas envolvidas em inúmeras funções como o humor, o regular do metabolismo, o bom funcionamento do sistema reprodutor, entre tantas outras vantagens que vale a pena considerar conhecer. Se decidir experimentar tenha em atenção que deve manter-se hidratada(o) e, por isso, beber muita água, se gosta de sessões mais demoradas saiba que, em geral, são desaconselhadas mais do que três vezes por mês.


Aprender e incluir na rotina diária a sequência de 12 posturas do yoga que constituem a saudação ao sol, quer frequentando aulas, quer como autodidata (desde que tenha o cuidado de executar corretamente cada um uma, evitando lesões), permite na verdade cuidar de uma só vez todas as esferas.


Aqui trabalhará o físico alongando e tonificando, melhorando os sistemas, digestivo, circulatório, respiratório… harmoniza a mente focalizando na respiração enquanto executa cada postura, acalma os pensamentos e as emoções… a nível espiritual estimula a energia criativa atua sobre o plexo solar contribuindo para a expansão da intuição, da consciência de si e de o mundo que o rodeia.



Esfera emocional: descubra a serenidade na contemplação das coisas simples, crie símbolos de sintonização pessoais e no silêncio das emoções construa a materialização dos seus sonhos!


Aqui a proposta é para que crie símbolos pessoais de sintonização, pode ser uma imagem que cria, uma estrela, uma flor, um coração com asas, um sorriso, uma letra que rubrica em caligrafia muito própria… e que associa a um estado de paz, gratidão, alegria, ou qualquer emoção que permita elevar-se automaticamente para esse registo mental de estado de espírito positivo. Esta imagem pode já existir mas é mais funcional se desenhada por si, como um logo pessoal, nas cores que lhe façam SENTIR.


Escolha um símbolo, faça a conexão emocional de sintonização energética, depois o objetivo é que o use como se fosse uma assinatura pessoal, para que grave a sua energia e a imprima onde o aplique como se fosse mais do que a sua marca pessoal um “super poder” que co criou em si. Na verdade, pode visualizar o símbolo, pode energizar-se com e através dele, pode escrever ou simplesmente mentalizar. Proponho que deixe simplesmente fluir à mente e a mão solta na cor da emoção.


Feito isto pode criar o hábito de fazer diariamente um período de meditação com o seu símbolo de autocontrole emocional… a imagem na qual pensa e ativa a entrada num estado de espírito de total serenidade e bem-estar, sem precisar sequer fechar os olhos. É único. É seu. É o seu ponto de Luz interior.


Este símbolo será a chave para o silêncio das suas emoções conturbadas, o desligar consciente do seu interruptor permitindo-lhe o acesso ao espaço onde começa a ser possível sintonizar-se de forma simples com o fluxo de manifestação da lei da atração. Neste local mental sem ruído que sabote o processo, pode abrir-se à construção da real materialização dos verdadeiros desejos do seu coração, logo que se sinta pronto(a) e simultaneamente merecedor(a), pois uma coisa sem a outra não viabiliza resultados.

Por fim, na esfera espiritual, o meu convite é para que conheça os Arcanjos Sandalphon e Samuel, a dádiva da conexão à energia do Segundo Raio Amarelo Dourado e o potencial dos cristais de Selenite e da Sodalita ao seu serviço.


Sandalphon, é o Arcanjo complementar de Metatron na conexão céu-terra, enquanto Metatron conecta à Fonte e estimula a conexão com a divina presença em nós, Sandalphon trabalha com as energias da terra no sentido de que sejam transformadas e elevadas ao seu maior potencial. Em conjunto, estes dois Arcanjos promovem a existência de um eixo de Luz vertical no sentido da ascensão da consciência do ser humano. Servem a alquimia pelo amor.


Assim como Metatron, Sandalphon tem um lugar muito elevado e próximo a Deus. Usualmente faz a comunicação entre nós e Deus, no sentido que sejamos ouvidos, ele manifesta-se frequentemente através da música, trazendo as respostas que necessita implícitas na letra da música que na perfeita sincronicidade temporal ouve na hora certa que se questiona sobre o tema.


Apesar de, em geral, não lhe ser atribuída a ajuda no caso de necessitar encontrar algo, objectos ou conhecimentos, logo que chamado nesse sentido se faz presente e nos faz aceder ao que procurávamos. Sem grandes salamaleques fale-lhe como a um amigo e acredite que se fez ouvir, mantenha a abertura e observe a rápida e pronta resposta deste Arcanjo, permita que ele trabalhe para a elevação da terra começando por si.

O Arcanjo Samuel (ou Chamuel) presta serviço no terceiro Raio, é o Arcanjo do amor, da dedicação e adoração a Deus, é a quem pode recorrer quando sentir necessidade de ajuda para elevar a sua vibração pelo amor-próprio para que possa expandir pelo amor à humanidade. Apenas quando alimentar de forma saudável o seu relacionamento com Deus através do relacionamento de amor para consigo verá todos os seus relacionamentos florescer espontaneamente.


Este Arcanjo emite amor para sejamos auxiliados no sentido de honrar e cumprir o nosso plano divino, assim para que vivamos relacionamentos harmoniosos. No amor que nos faz sentir permite-nos vivenciar o amor de Deus por nós. A conexão é mais do que simples: imediata! Sem uma só palavra, logo que pense, ele vem ao seu coração unificando-se em si para que percepcione o que necessita fazer, através da sua intuição e da fé em si, guiará os seus passos.


Sugiro que escolha uma meditação de conexão ao segundo Raio Amarelo dourado e a oiça um dia por semana para que aceda à sua intuição, compreenda em profundidade e pela conexão com a energia deste raio aceda à sabedoria divina que habita no seu coração para conscientemente potenciar o cumprimento do seu plano em si. Use durante o processo cristais de selenite e sodalita para que usufrua de maior conexão com o seu Eu superior com a certeza de que a energia canalizada chega a si pelo bem supremo.


Os cristais garantem a transmutação e limpeza energética de tudo o que for necessário promovendo a abertura dos seus caminhos. Pesquise e conheça melhor cada um deles, verá que são enriquecedores do seu percurso de auto cura e crescimento. Cuide de si para que ofereça o seu melhor aos outros e juntos sejamos através do amor pela cura e elevação da consciência em cada ser humano!



Sílvia Torres

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube