• Artigos

COACHING NA PRÁTICA - AGOSTO

Por Sílvia Torres

A história de cada ser flui como um rio, num ritmo próprio, mediante a estação do ano. Deparamo-nos com épocas de aumento de fluxo de caudal, alternadas com períodos de seca e aridez que permitem, na nova época de chuvas, que tudo seja inundado de vida. No entanto, seja qual for a estação, “enquanto as estrelas brilharem, ainda haverá esperança na vida.” - Érico Veríssimo.


É importante manter jovem o seu espírito e lidar com as intempéries como convites a renovar-se e evoluir, crescer e transbordar o seu rio no mar que toca nos pequenos gestos que cultiva sempre que, diariamente, dá o melhor de si.


Cada dia é um jogo onde a peça que lhe falta do seu quebra-cabeças pode ser encontrada ao ouvir a música que toca no rádio, na frase que alguém lhe disse e que faz eco dentro de si, como sendo a resposta que procurava e não era óbvia como solução no momento. Na verdade, por vezes, é na sugestão que deu ao outro que é possível que encontre o caminho certo para o seu próximo passo. Contudo, tenha ainda a certeza que aprende, mesmo muito, sempre que em vez de falar fica apenas a ouvir.


A jóia mais preciosa encontra-se no seu coração, o seu centro para poder aceder ao mapa do tesouro que é tão simplesmente conseguir sentir os passos que o alinham com o seu caminho. O jardim da sua alma é onde se sente em paz, bem consigo mesmo, onde não precisa justificar as suas escolhas. Não é um local físico, é dentro de si, no seu centro, onde você genuína e simplesmente é!


A urgência e a sede de viver o seu propósito relativizam-se quando aprende que sempre que confia e se entrega às suas escolhas o Universo faz acontecer sincronias mágicas e traz uma leveza aos dias que resgata a angústia dos desalentos de quem cria expectativas tão usuais e características do ser humano. Quando se permite simplesmente viver, como quem respira, sem se questionar permanentemente analisando tudo, consegue ver o que no boqueio do momento não entendia, e perceber que sempre há algo maior e acima do que vive que justifica a necessidade de experienciar cada passo do seu caminho.


Na esfera mental, este mês, proponho que jogue uma vez por semana, um jogo de palavras onde junte no seu caderninho de trabalho sete palavras, uma por dia da semana, que tenham sido marcantes, positiva ou negativamente no seu dia, por exemplo: simpatia, louvor, gratidão, tristeza, vitória, tédio, paciência. Contribua para manter o seu cérebro jovem exercitando a sua criatividade ao mesmo tempo que trabalha o desenvolvimento da sua inteligência emocional, elaborando, a partir delas, um pequeno texto, ou se preferir um poema, onde expresse os seus sentimentos gravados nesse momento e efetue a transmutação do negativo em positivo e enquadre os benefícios da sua aprendizagem com elas. Como eu amo escrever poesia, com as palavras anteriores eu escreveria, por exemplo:


“Na simpatia aprendo o amor,

que em louvor expresso ao meu redor,

a gratidão preenche-me o peito,

na tristeza aprendo,

como é doce,

cada momento de contentamento…

Vibro em cada vitória,

de mim sobre o meu próprio ser,

nela conheço a minha própria força,

que me permite crescer!

No tédio aprendo a Luz,

que o entusiasmo em mim permite acender…

A paciência traz-me perseverança,

para os meus sonhos ver nascer! ”


Este é, na verdade, um exercício de escrita criativa que é mais do que isso, é um exercício de cura ativa. Funciona em todos os estilos, até mesmo se produzir diálogos, o essencial é que trabalhe as suas emoções e o seu impacto tirando proveito do positivo e libertando o negativo.


Entrando na esfera física, como neste mês quem não está de férias já sonha muito com elas, o que sugiro é que desfrute dos benefícios fantásticos da aromaterapia com óleo de Jasmim. Este aroma é fantástico pelo facto de estimular e favorecer o combate a depressões reduzindo a ansiedade, energizando e favorecendo a produção de seretonina contribuindo para a melhoria do seu humor, mas vai muito além disso.


Na verdade, o recurso ao óleo de Jasmim reúne a vantagem de o relaxar promovendo qualidade de sono com propriedades anti-sépticas que reforçam a imunidade, auxiliando, por isso, na cicatrização acelerada e sem marcas na pele. Ao ser inalado, pode funcionar como expectorante e há estudos que mencionam que controla as infeções respiratórias, podendo mesmo reduzir quadros de tosse.


Assim, surpreenda-se ainda com a multifuncionalidade desta essência, pois se pode favorecer um sono tranquilo e ininterrupto, também é referenciada como excelente para os estudantes enquanto ativador da concentração, favorecendo a aprendizagem ativa, bastando, para isso, esfregar algumas gotas na pele. Através deste mesmo procedimento, deixo ainda a dica de que, as senhoras, podem desfrutar de alívio dos sintomas de tpm, dores de cabeça e acne.


Na esfera emocional, proponho que para elevar a sua vibração jure alimentar semanalmente gestos de amor-próprio e de boa disposição. Crie na sua agenda o dia do jantar entre amigos que lhe fazem bem, ou a sós, mas sempre com direito àquela ementa especial que inclui a sua sobremesa favorita. Mime-se, é completamente desnecessário terem que o fazer por si, aprenda a recompensar-se um dia da semana pelo seu excelente trabalho em todos os outros.


Coloque a sua música favorita, vista a roupa que mais gosta, veja os seus olhos brilhar simplesmente porque sim. Lembre-se de que ter uma refeição no seu prato já é em si uma bênção a agradecer, ter tempo e saúde para a saborear é algo que muitos tomam por garantido, mas, na verdade, é algo que em conjunto nem sempre é possível acontecer. Perceba como a vida é assim feita de grandes pequenas coisas que nos escapam e um dia poderá ser tarde para viver.


Por fim, este mês, no âmbito da esfera espiritual, quero falar-lhe de duas pedras, Jade e Jaspe, muito úteis a quem aprecia a cura com cristais. Começando por apresentar a pedra Jade, devo dizer que esta existe em várias cores e tem influência curativa associada a determinados órgãos em conformidade com a sua tonalidade, mas, em geral, é favorável à limpeza do corpo favorecendo o processo de eliminação de toxinas e facilitando o desenvolvimento da capacidade de amar, estando por isso vocacionada ao trabalho com o coração tanto no sentido espiritual como no físico.


A pedra de Jaspe é uma pedra Xamânica vocacionada para a elevação espiritual com a particularidade de fazer a conexão com os espíritos protetores e curadores da natureza, atraindo energias muito positivas, protege a aura ao mesmo tempo que aumenta a conexão com os guardiões do planeta. Assim, esta é uma das pedras mais eficazes para protecção pessoal e de ambientes. A nível do corpo físico, equilibra os minerais, favorece a circulação e a auto cura, revigorando o corpo, preenche de energia, o que faz dela uma excelente aliada no combate ao cansaço do dia-a-dia. Contribui ainda para o fortalecimento das capacidades mentais através do estímulo ao desenvolvimento de novas ideias pelo poder da imaginação.


Resta-me despedir, sugerindo à Luz da grande Fraternidade Branca que se sintonize com a energia do Mestre Ascenso Jesus, Mestre dos Mestres, para conectar a sua consciência à energia do amor incondicional e despertar para a importância de mudar de postura nos aspectos da sua forma de pensar que o aprisionam ao mundo das ilusões, resultante, simplesmente, das suas formas de pensar diariamente implementadas.


Pesquise e medite nos seus ensinamentos e perceberá que são fantásticos para transmutar, curar, controlar a si mesmo e mudar os efeitos a partir das causas em si. Pérolas de sabedoria, com as quais contribuirá para um mundo melhor, começando ao aplicar dia após dia, por manifestar uma nova e melhor realidade na sua própria vida.



Sílvia Torres

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube