• Artigos

COACHING NA PRÁTICA - DEZEMBRO

Por Sílvia Torres

Ao entrar no mês de dezembro a magia está no ar… cheira a Natal… que no seu genuíno sentido é AMOR a fluir e a pulsar em todas as direções… muito além dos olhares materialistas que se instalam, por excelência, nesta quadra. O que nos é pedido é um novo olhar… pautado pela ousadia de contemplar o puro, o singelo, o simples, o original… o que de verdade faz parte de viver… o que fica gravado em nós e deixamos gravado naqueles com quem nos cruzamos todos os dias ou apenas uns momentos…


Em cada amanhecer, em cada dia, é renovada a proposta para ouvir a orientação da sua alma e o convite que lhe faz desafiando a que se olhe no espelho com orgulho e sorrindo diga em voz alta: “ Hoje tomei a decisão de ser eu”( Fernando Pessoa). Esta é a porta mágica para se sentir num estado de bem-estar absoluto a todos os níveis, a sua libertação enquanto ser autêntico e único, o assumir da sua essência, feliz e grato por apenas SER


Rejubile nas pequenas coisas como uma criança cujos olhos brilham num lanche de Oreos, deixe que uma onda de alegria o invada onde menos espera, cante aquela música que lhe ficou no ouvido e sorria de orelha a orelha enquanto a alma expressa OBRIGADA… quando percebe a beleza de uma simples teia de aranha num arbusto da rua repleta de gotas de orvalho!


Delicie-se com a orquestra de mil tons formada por espécies de diferentes passarinhos, saída das copas das árvores das ruas por onde caminha… cada segundo é único, desfrute-o.


Na esfera mental, no caderninho de trabalho que sugeri no primeiro mês do nosso encontro, sugiro que crie um separador onde escreva como título: Originais.

Nesta nova secção vai, semanalmente, escrever ou desenhar oito sonhos que o fazem vibrar. Use canetas, lápis de cor e rabisque livremente, ao sabor da imaginação. Desenhe uma palavra na sua cor preferida. Escreva o seu lema de vida. Faça um traço e permita que a obra nasça de forma abstrata a partir dali, não controle, flua na sua viagem interior.


Com este exercício está a criar o seu mapa pessoal para atrair o que faz a sua alma sorrir e lhe permite viver conectado com a sua essência. Aqui está a quebrar os padrões mentais que, direta ou indiretamente, estão alojados no seu subconsciente impedindo-o de concretizar, sem que se aperceba, muito dos seus voos, simplesmente porque perdeu o poder da sua criança interior para crenças absorvidas que, com o tocar da idade adulta, estão gravadas em si. Resgate-se. Liberte-se de qualquer tipo de organização na folha e, acima de tudo, divirta-se! Ria-se das suas “obras de arte”. Retome a capacidade de viver sem o seu auto julgamento pelo julgamento alheio.


Esfera física: cuide com amor dos seus olhos, pois são a “janela” da alma, desfrute dos benefícios dos orégãos e do óleo de onagra!


Existem formas simples de manter o brilho nos seus olhos, para a manutenção da saúde da córnea, especialmente para quem passa muitas horas em ambientes fechados ou ao computador, o simples facto de apanhar ar fresco na rua já faz uma boa diferença.

Em dias de muitas horas sem poder estar ao ar livre, habitue-se a piscar com alguma regularidade os olhos para que os mantenha lubrificados ao mesmo tempo que ativa a função neurológica através da qual prepara a sua mente para uma nova atividade. Na verdade, existem pesquisas que revelam que o olho pisca como forma de fazer uma breve pausa que precede o renovar da atenção.


A saúde ocular é favorecida pela ingestão de vegetais com folhas verdes, repletos de luteína e vitaminas antioxidantes como espinafres, por exemplo. Alimente-se, como sugeri no mês passado, com pratos cheios de cor de alimentos ricos em carotenóides como o milho, o kiwi, a abóbora, as uvas vermelhas, o pimentão verde ou laranja, a gema do ovo. O Omega -3 presente nos peixes gordos como o salmão, o atum ou a cavala, assim como o zinco que se encontra, por exemplo, em alguns moluscos são igualmente importantes aliados da sua visão.


A prática de uma alimentação funcional onde inclua o uso dos orégãos permite que desfrute de múltiplas vantagens que contribuem para sua boa forma e saúde. Esta planta, rica em vitaminas e minerais, apresenta, entre muitas outras, propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorante e antioxidantes.


Muitos estudos referem que desfrutar deste ingrediente em chás, nas saladas, sopas ou outros pratos auxilia na perda de peso, favorece a digestão, diminui as dores musculares e inflamações, assim como no combate ao reumatismo. Nas mulheres contribui para regular a menstruação assim como no combate às cólicas. O consumo de orégãos, surge ainda associado à melhoria da imunidade na prevenção de estados gripais, limpando o trato respiratório e purificando os pulmões, assim como ao controlo da pressão arterial como aliado da saúde cardíaca.


Apesar dos benefícios deste pequeno grande aliado nem todos podem consumir, pois pode haver pessoas sensíveis ao mesmo que manifestem alergia de pele ou mesmo quadros de vómitos, pelo que, em caso de dúvida, deve consultar um profissional. É igualmente desaconselhado, preventivamente, a mulheres grávidas.


Para terminar as sugestões desta área sugiro que pesquise e conheça o óleo de onagra, importante para a função cerebral, pois é detentor de propriedades anti- inflamatórias e mencionado muitas vezes como indicado para auxiliar no combate à hipertensão e colesterol, na prevenção de quadros patológicos vasculares, de pele, queda de cabelo, entre tantas outras vantagens. Surge ainda associado ao controlo hormonal e como poderoso aliado da saúde feminina.


Esfera emocional: cultive o otimismo de transformar os desafios em oportunidades e treine-se para crescer em aprendizagens centrado nas soluções!


A vida é uma constante mutação e uma forma de lidar com a transformação por vezes inesperada é concentrar-se no presente, no dia que está a viver sem a tristeza do que não concretizou ontem nem a ansiedade do que terá que conseguir fazer amanhã.

Assim, o que proponho é que, no seu caderno, trabalhe o foco nas oportunidades que encontra em cada desafio, vamos treinar o foco nas soluções e fomentar uma visão otimista dentro de si.


Em cada semana, vai escrever os desafios com que se debateu. Em frente vai expressar gratidão pelo que aprendeu com aquela situação e que oportunidades inesperadas lhe surgiram. Por exemplo, imagine que tem um trabalho com prazo e se vê forçado a ir ao cinema porque tem um filho pequeno que combinou com um amigo e mais ninguém o pode levar. Escreve:


Desafio: falta tempo inesperado para honrar o prazo da minha responsabilidade;

Aprendizagem: fazer com antecedência as tarefas com prazo marcado;

Oportunidades: aprender a planificar com antecedência as tarefas da agenda, estimular a criatividade pelo tempo de conexão à alegria das crianças, conviver, relaxar, conhecer pessoas novas, ter tempo de qualidade com o seu rebento, etc;

Soluções: tirar o melhor partido e saborear o momento, aproveitar o filme como inspiração para ser mais produtivo, após regressar abdicar de tv e sala, trabalhar ao som de música, inventar uma forma inovadora de fazer aquele trabalho, enviar um email a avisar que o fará com a maior brevidade possível, etc.


Na verdade, há sempre algo de positivo em cada situação desafiante, há sempre solução, nem sempre estamos é suficientemente capacitados a distanciar-nos e observar os recursos de que dispomos. Com esta prática começará a perceber que o mundo não acaba por ter visto o seu dia ligeiramente alterado e caso se veja apanhado em alterações inesperadas, assimila que essas mudanças até ocorreram para o seu maior bem no momento. Imprevistos simplesmente acontecem, não é possível controlar, mas pode controlar a forma como reage a eles sem declarar estado de caos com a sua mente. Em vez de emoções associadas a ansiedade terá serenidade para parar, respirar e vencer.


Na esfera espiritual, convido-o a conhecer a energia do Elohim Orion, a trabalhar o perdão a si mesmo por todas as vezes em que calou a sua opinião e a voz do seu coração.


A forma de cura mais eficaz é o amor, o amor Divino praticado em primeiro lugar no amor a si mesmo, estendendo-o ao planeta. O Elohim Orion é o responsável, juntamente com o seu complemento Divino Angélica, por colocar em movimento no Universo o amor Divino, juntos trazem a paz por meio do amor Divino. Atua juntamente com o conselho Cármico e KuanYin sobre as formas-pensamento mal qualificadas nas causas, transmutando tudo o que pode causar dano ou perturbação nas circunstâncias, no corpo e no espírito, de forma a despertar a consciência humana, através da energia do amor, ligado à energia da mãe cósmica.


Assim, o que sugiro é que se conecte com esta energia de amor da forma que mais ecoe em si, seja através de decretos, ou meditações para que transmute tudo o que feriu e calou a voz da sua criança interior e o condiciona hoje na sua realidade de adulto, e, desta forma, se alinhe com o seu plano divino de amor onde é genuinamente em paz, muito feliz. Este mês é vocacionado ao verdadeiro amor, por isso, resgate o amor por si e expanda-o como um farol para o mundo.



Sílvia Torres

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366


  • YouTube