• Artigos

COACHING NA PRÁTICA - FEVEREIRO

Por Sílvia Torres

Toda a aprendizagem requer prática, de nada nos serve armazenar nos arquivos sem ativar em nós o novo conhecimento. Arquivar faz com que as circunstâncias se repitam até que seja vivido o que é preciso, não adianta contornar por medo ou por não querer sentir, não aprende ali, é confrontado noutro lugar até que compreenda e escolha parar de resistir ao que faz parte do seu caminho, aprender para que possa ensinar, ou simplesmente progredir no seu percurso.


Assim, há que manter o foco com resiliência, com disciplina e com coragem fazer uso das qualidades para lapidar os defeitos que a verdade exige que aceite ver e aceitar dentro de si. Todos temos dentro sombras tal como Luz, o crescimento surge quando a pessoa aprende a viver em equilíbrio com ambas as metades que coabitam dentro de si.


A palavra de ordem é querer! Nada se pode ensinar a quem não queira aprender, nada se pode transformar sem que a pessoa caminhe pelas próprias pernas e se responsabilize pelas consequências que as suas escolhas acarretam… muitos auto sabotam-se atribuindo a causas externas o que vivem… na verdade, podem ser escolhas feitas inconscientemente mas manifestam-se, mais cedo ou mais tarde, no plano físico da pessoa que terá que lidar com as suas consequências, pois são fruto de sementes outrora plantadas por si, acertos a fazer, ou frutos a colher.


Tal como ao longo do ano as estações se repetem, a vida é composta de ciclos com sabor agridoce, porque quem está bem não sai da zona de conforto, acomoda-se! A vida é uma escola e, como tal, garante que, rápida ou lentamente, todos vivemos para aprender, nos nossos próprios ritmos.


Esfera mental: quantifique qualidades e programe-se para o que verdadeiramente quer!

Sugiro que no caderno de desenvolvimento pessoal, separe uma folha por semana e, no início da página, defina uma meta tangível que quer atingir nessa semana. Depois faça um quadrado, dividido a meio na vertical e na horizontal de modo a que o maior fique partido em quatro, iguais. Escreva por divisão:


1ª) Qualidades natas (aquelas que fluem naturalmente na sua personalidade);

2ª) Qualidades adquiridas (aquelas que aprendeu através de terceiros ou como autodidata);

3ª) Qualidades a adquirir onde preciso de ajuda;

4ª) Qualidades a adquirir que dependem apenas de mim.


Feito isto, em cada divisão terá que escrever no mínimo 3 qualidades e em frente a cada uma delas 5 ações que gerem o crescimento de cada uma delas, a levar a cabo uma por dia, de segunda a sexta. Nas capacidades a adquirir, onde precisa de ajuda, deve identificar em cada uma qual (livros, cursos, amigos, colegas, pesquisa). Escreva também em cada caso a percentagem que acha que tem no momento inicial.


Sábado fará a quantificação da sua evolução escrevendo a percentagem que considera agora ter. Domingo descontraia, agradeça, e segunda recomeça!


O objetivo pode ser o mesmo nas 4 semanas, se entender que lhe faz mais sentido ser mensal, e pode, por isso, trabalhar ao longo do mês para levar as qualidades onde não está satisfeito a valores que o façam sentir gratidão pelo progresso.


Podem ser coisas simples… imagine que quer fazer uma viagem a um país novo… as qualidades podem estar relacionadas com o domínio cognitivo com a língua por exemplo, capacidade de orientação e autonomia sozinho, gestão emocional, como tornar-se mais comunicativo, produtividade imaginando que se desloca a trabalho… enfim, podem ser diversas.


Este trabalho permite-lhe conhecer os recursos internos de que dispõe, quais os que precisa fazer crescer ou mesmo construir do zero, e faz com que se discipline a sair da sua zona de conforto, no sentido de se capacitar, pelos seus pés, a fazer acontecer na realidade o que apenas sonha ao longe! Está a aflorar do inconsciente ao consciente o melhor em si, polvilhando com fermento o que claramente crê que precisa crescer em si, qualificando-o para que aceite que merece atingir o objetivo que deseja e, desta forma, faz com que flua até à sua vida mais rapidamente.

Esfera física: delicie-se com uma salada quente de Quinoa!

A Quinoa é um alimento fantástico, que quem ainda não conhece ficará positivamente surpreendido se aceitar conhecer. Trata-se de um alimento de origem vegetal que muitos consideram um superalimento. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação considera-o o alimento vegetal mais completo para consumo humano.


Existem muitíssimas variedades e é um alimento que pode usar na ementa com grande criatividade, incluída em sobremesas, acompanhamento de prato de carne ou peixe, e mesmo como prato principal em saladas quentes ou frias. De rápida confecção, insere-se facilmente no menu de quem dispõe de pouco tempo no seu ritmo feito de dias agitados.


Assim, convém que saiba que é isenta de glúten e lhe fornece todos os aminoácidos essenciais, bem como vitamina E, vitaminas do complexo B, antioxidantes, fósforo, magnésio, potássio e ferro e é fonte de fibra. As vantagens para o seu corpo vão, no entanto, muito além de regular o intestino. A Quinoa contribui para o reforço do sistema imunitário e acelera o processo de cicatrização. Com papel ativo na redução do colesterol, devido às suas quantidades de ómegas 3 e 6, é referida em estudos como dando importante contributo na prevenção de doenças cardíacas, respiratórias, hipertensão e mesmo Alzheimer, visto ajudar na manutenção do sistema nervoso, fortalece ossos e músculos e é ainda mencionada como aliada feminina na redução dos sintomas típicos da TPM e da menopausa.


Contudo, há que fazer o seu consumo consciente, do ponto de vista nutricional de um consumo de 2000 calorias diárias, duas colheres de sopa de Quinoa são consideradas pelos especialistas como suficientes, consumida em excesso pode causar distúrbios gastrointestinais, entre eles inchaço abdominal, dor de estômago, e no extremo oposto às múltiplas vantagens apresentadas, dificultar a absorção de nutrientes. Se tem dúvidas quanto a ser alérgico ou contra indicado ao seu quadro, consulte um especialista primeiro!


Esfera emocional: Foque em quem ama e manifeste o quanto lhe é querido usando a flor do bem-me-quer!


Este mês, eleja alguém a quem ama, ente querido, amigo, amor… e como no jogo do “amigo secreto” das crianças, concentre-se em expandir emocionalmente a essa pessoa gratidão pela presença na sua vida sem que ela saiba. Os gestos mais bonitos que fazemos são aqueles que ninguém vê, com o coração… longe de holofotes e da ribalta… são feitos por amor sem nada pretender receber! Até porque no caso já recebeu…


Faça a flor do bem me quer, ou seja, desenhe no seu caderno uma flor, no centro escreva o nome da pessoa a quem vai enviar os seus melhores sentimentos. Depois, em cada pétala, escreva uma qualidade que vê nesse ser, e escreva uma frase onde mencione algo que agradece ter aprendido na convivência ou observação desse ser.

Escreva a Rosa o que em si melhorou por essa pessoa fazer parte de si, da sua vida, do espaço-tempo em que se cruzaram. Escreva ainda 7 gestos a ter para retribuir sem que a pessoa saiba essa emoção positiva que acendeu em si. Podem ser coisas simples como orar ao abrigo da Lei da graça pela pessoa, enviar reiki, convidar para ir ao cinema ou tomar um café, telefonar-lhe, escrever num guardanapo “obrigada, amo-te” quando põe a mesa… seja criativo!


Quando se foca em querer o bem de alguém atrai à sua vida o fluxo equilibrado entre dar e receber, pois ao enviar garante que receberá quando menos espera… além disso, o cérebro produz hormonas de bem estar e garante que no momento em que tem essa imagem de quem gosta dentro de si, o dia se ilumina. Se acordou resmungão, ao recordar um bom momento partilhado abrirá um sorriso rasgado grande demais para insistir em manter-se assim. Transmuta. Se quiser, entre amigos e família, pode eleger uma pessoa para cada semana… esteja à vontade para regar flores do seu jardim. Antes isso que manter-se cheio de ervas daninhas focado nos estragos causados pelas pessoas tóxicas com quem inesperadamente lida.


Tal como no Ho’oponono, este processo é para si, para que expanda os sentimentos e emoções boas que traz no interior, por isso, a pessoa jamais precisará saber, no entanto, se tiver relação para isso e quiser fortalecer, entregue a flor à pessoa no fim da semana, caso contrário queime para, sem apegos, ficar entregue ao universo.


Entrando no domínio da esfera espiritual, sugiro que para cuidar de si usufrua do uso de comandos quânticos e de cristais de quartzo.


Ora bem, como ensino no meu curso de Mesa Radiónica, os comandos quânticos são procedimentos que incluem instruções específicas com intenção estruturada inspiradas pelos Mestres cósmicos que fazem reorganizações nos campos energéticos, atingindo determinadas partes do sistema energético do ser ao qual se aplicam, facultando assim, uma cura fácil e eficaz onde é necessário. Estes comandos são ativados através de comandos verbais. Eles estão adaptados por mim com uma fusão entre a versão original da Grande Fraternidade Branca e os ensinamentos de Jesus via Saint Germain por mim estudados, de forma a potencializar os seus efeitos exponencialmente.


Assim, como considero importante fazer regularmente limpeza pessoal e de espaços, seleccionei do curso para partilhar convosco, com a intenção de efetuar uma limpeza energética recorrendo à energia Violeta do Mestre Saint Germain, dependendo de onde colocar a sua intenção, seja em si, numa outra pessoa, no seu ambiente, nos seus objectos, ou mesmo abrangendo tudo, este comando que pode ativar:

“ Em nome da minha Divina Presença do Eu Sou, e do meu Santo Cristo Pessoal, Eu (…) Sou, ao abrigo da Lei da Graça, ativar o comando quântico Decreto Chama Violeta no ser conhecido por (nome da pessoa) conteúdo do comando, em todos os seus corpos, em todos os planos, níveis e dimensões, assim é agora em nome do sagrado Deus Eu Sou, Eu Sou aqui Eu Sou lá, Eu Sou em Deus e com Deus, Eu Sou a Divina Presença ordenando.”


Como já em artigos anteriores referi, os cristais são fantásticos aliados da cura, e, por isso, sugiro que use na energização de água para beber num jarro de vidro, ou mesmo no banho ou quando medita Cristais de Quartzo, sendo que estes podem ser quartzo cura, fumê, rosa, verde ou azul. Dependendo do que pretende trabalhar, ou sintonizar em si, cada um destes cristais está vocacionado para situações específicas. Sugiro que pesquise e use o mais adequado a si. Após escolher o tipo, se não tiver em sua casa, na hora de comprar deixe que a pedra o escolha, adquira a que chamar por si.


O cristal Quartzo neutralizando a negatividade, pela harmonização e cura da aura, ativa a cura no corpo. O meu preferido é o Quartzo Rosa, por excelência o cristal da cura pelo amor, aquela que eu considero ser a principal cura do mundo, e procuro expandir. Afinal, “o otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo” (Helen Keller). Convido a que a façamos juntos, emitindo no nosso raio de ação amor, curando cada um uma pequena parte!



Sílvia Torres

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube