• Artigos

COACHING NA PRÁTICA: JANEIRO

Por Sílvia Torres

Um novo ano começa, está na hora de partir rumo ao renascimento do seu poder pessoal. Abrace uma fantástica energia positiva, onde se sinta presente em cada passo do seu caminho, onde caminhe em novas pontes e desfrute em pleno de todo o seu potencial. A paixão pela vida pulsa em si, tem o poder de manifestar o que co-cria com o seu pensamento, tem a capacidade de praticar a poesia, de pincelar cada dia com pó mágico de estrelas e encher de cor novos sonhos!


Ao sabor do prazer de partilhar os dons únicos que possui, camuflados discretamente, mas que insistem em expandir uma Luz extraordinária, como pedras preciosas polidas da sua personalidade, maravilhe-se contemplando em si “Novas folhas, novas flores, na infinita bênção do recomeço” (Chico Xavier), e seja feliz.


Na esfera mental, vamos estimular a paz interior pelo poder do perdão, polindo as arestas das “culpas” que carrega e que o impedem de plantar novas sementes e possuir um novo jardim.


No caderninho novo deste ano, comece por escrever:

“Todas as circunstâncias, acontecimentos ou pessoas, conhecidas ou desconhecidas de mim em relação às quais poderia ter feito mais ou ter sido melhor, eu peço que me perdoem e me libertem, pois em todos os planos, níveis e dimensões para o bem supremo de todos os envolvidos, ao abrigo da Lei da graça eu agora vos perdoo e vos liberto, assim é em pleno exercício do meu livre arbítrio”.


Sugiro que leia este texto logo ao acordar, em cada dia deste mês, efetuando primeiro 7 respirações profundas, libertando o ar na expiração lentamente, para que liberte velhos padrões e ative a sua energia.


Feito isto, sacuda a poeira e aventure-se no novo roteiro. No início de cada semana, escreva, semana 1: “De que forma posso eu melhorar o mundo?” e foque-se nisso! Estabeleça 3 objetivos semanais que estejam exclusivamente nas suas mãos mas que tenham impacto no todo. Coisinhas simples como passar a comprar guardanapos reciclados, colocar roupa usada no contentor de recolha para quem precisa, ser voluntário e ler para crianças hospitalizadas por exemplo… lembre-se que pequenos gestos fazem grandes diferenças, afinal essa hora parada do seu dia pode acender o coração dos que simplesmente estão num depósito de gente, com saudades da família ou de receber afeto de forma humana.


A verdade é que, sempre que se focar num propósito, esse propósito acabará por o servir a si e fará a conexão com as suas reservas de alegria, como “o bem que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte”. Haja o que houver, o bem puro que emana trará no próximo ano para a sua vida muitos motivos para sorrir!


Esfera física: partilhe momentos de descontracção bebendo chá de Erva príncipe, pratique pilates ou ping pong!


Para começar bem o dia o convite é para que tome, em jejum, ao acordar, um belo chá preparado na noite anterior de Erva príncipe (se quiser potenciar os seus efeitos junte umas rodelinhas de gengibre). Este fantástico chá, além das propriedades anti-inflamatórias, antidepressivas e antibacterianas, auxilia na síntese de vitamina A.

Atendendo a que a forma de descontrair é muito diversa, sugiro para quem prefere momentos mais calmos as vantagens do pilates, para quem acha muito parado proponho os benefícios do ping pong.


Quando falei das vantagens dos alongamentos mencionei alguns dos benefícios de praticar pilates, no entanto, esta modalidade vai muito além disso, já que promove o controlo consciente de todos os movimentos do corpo, pois de acordo com estudos devidamente fundamentados tem as suas bases em fundamentos como a concentração, o controlo, a precisão, respiração, movimento fluido, entre outros.


Os fãs de ping pong provavelmente nem imaginam a quantidade de benefícios para a saúde que o bom joguinho lhes promove. Na verdade, esta prática muito apetecível aos adolescentes nos intervalos escolares, e mesmo aos adultos, proporciona a melhoria da coordenação motora, o desenvolvimento da consciência cognitiva, a melhoria dos reflexos, queima calorias, melhora o equilíbrio, estimula várias partes do cérebro em simultâneo, nomeadamente o hipocampo, promovendo a conversão da memória a curto prazo em memória a longo prazo e claro, pelo aumento de fluxo de sangue no cérebro surge mencionado como potencial exercício preventivo da demência. Além de tudo isto, permite desenvolver competências de socialização.


Esfera emocional: pincele com alegria cada dia, e cuide das suas emoções e pensamentos através do equilíbrio do Chacra do Plexo Solar, eleve o seu poder pessoal!

A alegria é uma energia que nos eleva e atrai benefícios que vão além do estado de espírito. Permite pelo alívio do stress que o corpo físico relaxe e a mente flutue pacificamente em pensamentos positivos com uma leveza fácil que nem sempre atingimos.


Assim, nada melhor que aproveitar a criatividade das crianças para usufruir e causar esse estado de forma natural no seu lar. Brinque às escondidas dentro de casa, imagine a reacção inesperada de se erguer no escuro da banheira enquanto quem o procura jamais o imagina ali… faça cócegas ou escolha palavras inventadas personalizadas e carinhosas para as suas pessoas ou animais, surpreenda e surpreenda-se despertando o “pestinha” que há em si em partidas inocentes que abram gargalhadas aos presentes na sua vida, escreva nos guardanapos palavras desconcertantes positivamente estimulantes, esconda papéis nos bolsos dos casacos com mensagens codificadas que transmitam às pessoas o valor que têm quando na sua companhia, partilhe o melhor de si! Afinal, a idade é um estado de espírito, que o seu corpo físico mantenha viva e transpareça a criança que há em si.


Para que disfrute de uma boa gestão das suas emoções e pensamentos, cuide do seu terceiro chacra, ou chacra do Plexo Solar, onde reside o seu poder pessoal, a sua autoestima, autoconfiança e força de vontade, o seu amor-próprio e harmonia com os que o rodeiam, para além dos benefícios físicos regulando os sistemas digestivo e imunitário bem como o metabolismo.


Este cuidado pode ser feito, pela prática de Pilates ou Yoga, através do reiki, com recurso a afirmações começadas por “Eu Sou” que o coloquem em sintonia com o poder tranquilizante de viver o agora, momento a momento, livre do passado e sem ansiedade pelo futuro. Por exemplo, “Eu sou capaz, Eu sou perseverante, Eu sou Luz, Eu sou Paz, Eu sou amor”. Uma forma criativa e divertida de equilibrar este chacra é através do teatro ou de pintura, atividades onde trabalha a sua expressão pessoal. Contudo, pode também proceder ao entoar do mantra “RAM” efetuando simultaneamente mudras, isto é posições do corpo que têm influência na energia, sugiro que pesquise e sinta o que mais se adequa a si.


Cultive a sua positividade assistindo a palestras motivacionais, pratique o que aprende pois teoria sem prática não efectiva a aprendizagem.


Entrando no domínio da esfera espiritual, convido a conectar-se com a energia da prosperidade através da pirite e da conexão com a energia da Mestra Pórtia!

A pirite é uma pedra de cor dourada que pode ser usada, por exemplo, num colar de forma a estar alinhada com o plexo solar, fortalecendo a aura no sentido de ver estimulada a sua força de vontade e dedicação aos seus objetivos. No entanto, o conceito espiritual de prosperidade é vasto e abrange muito mais que o material na forma de trabalho ou dinheiro.


Esta pedra facilita o manter do foco nas metas das diversas áreas que compõe o todo que envolve ser próspero, como saúde, paz, plenitude do ser e promove que desenvolva as características necessárias para que atinja os objetivos adequando-se às transformações necessárias. Assim, se meditar com a pedra na mão poderá obter clareza no que verdadeiramente pretende e ter prioridade dos seus passos.

Outras formas de usufruir da pirita são usar na mala ou mesmo colocar uma drusa na decoração da sua casa, pois ela influenciará todo o ambiente do local onde for colocada emanando energia, pelo que o seu tamanho deve ser minimente adaptado ao tamanho do espaço a que se destina.


A Mestra Pórtia, faz parte do conselho Cármico e é Chama Gémea de Saint Germain, atuando com ele na chama violeta, trabalha também directamente com Kuan Yin, unindo-se a ela em misericórdia para perdoar e libertar do carma e do sofrimento todos os que a ela recorrem.


Estabelecer conexão com a sua energia através da meditação atrai à sua vida a manifestação da Justiça Divina através da oportunidade, abertura de portas, facilitando que venha a si o que é seu por direito Divino.


Uma forma simples se apelar à sua intervenção é afirmar:

“ Em nome da minha divina Presença do Eu Sou e do meu Santo Cristo Pessoal, eu, o ser conhecido nesta encarnação por (seu nome), em pleno exercício do meu livre arbítrio, dirijo-me a ti amada Pórtia, apelando através da chama Trina no meu coração, para que atues por tua Luz, Força e Misericórdia em (descrever a situação) para que a justiça Divina se manifeste em nome do Sagrado Deus. Eu Sou em Amor, perdão e libertação de todas as amarras e tudo o que é injusto perante a vontade divina. Expresso-te a minha gratidão. Obrigada.”


Faça a sua parte para que a Divina Providência e a ordem Universal estejam alinhando o seu caminho para que honre o seu propósito de vida e seja feliz contribuindo para que outros através do seu exemplo encontrem o caminho.



Sílvia Torres

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube