• Artigos

COACHING NA PRÁTICA - NOVEMBRO

Por Sílvia Torres

A vida desafia-nos continuamente a manter a coragem de acreditar em quem somos e a persistir em determinados pontos para atingir o nosso potencial.


Na verdade, como por entre as nuvens cinzentas surge repentina e inesperadamente um arco-íris, e por entre o nevoeiro denso teimam em romper os raios de sol nos dias de chuva, podemos sempre, quando e como menos se espera, reerguer-nos de novo, reinventar os nossos recursos internos, teimosamente transformar-nos e evoluir. Tudo é possível e depende unicamente do foco, da resiliência, da disciplina e da Fé.


“É necessário que as coisas acabem, para que novas coisas aconteçam.” (Eckhart Tolle), morrer para nascer de novo, ao som de novas notas de outra partitura composta de acordo com a natureza da sua essência. Na medida em que evolui e eleva a sua vibração é normal que haja saídas e entradas na sua vida, nada pessoal, puro alinhamento de sintonização energética, por isso, pode ver a transformação no grupo de amigos que tem por perto ser radical, quem gosta da nossa companhia é quem vibra na mesma sintonia.

O maior desafio do momento é, muitas vezes, sair da teoria e abraçar na prática o seu núcleo, o que ecoa em si, nadar sem se deixar arrastar na corrente, determinando-se a atingir o porto seguro que realiza o bater do seu coração. Abandone o viver de cada dia neutro e sem sabor, permita-se caminhar na terra molhada e deixe o seu nariz desfrutar dos odores da natureza que o envolve, os aromas silvestres, a eucalipto, a pinheiro, a campo... Caminhe em novos trilhos de forma natural e leve. Dispa-se de pesos e nasça de novo… solte as suas resistências e desbloqueie o seu canal de conexão interior.


Este mês, tem a oportunidade de experienciar que, na verdade, temos tudo numa mão cheia de nada, que está em nós, nos nossos olhos a capacidade de amar a vida tal como a vivemos. A estação que nos traz os tons cinzentos coloca em nós o poder de perceber que é a nossa paixão na entrega às vidas que tocamos que matiza os dias com todas as cores que trazemos dentro.


Na esfera mental, proponho que explore novos caminhos de estimular a sua neuroplasticidade de forma tão simples como decidir que, todas as semanas, ao jantar ou ao almoço, cria a ementa da cor. A ementa da cor é só sua, não existe em mais lado nenhum, escolhe uma cor e tem que usar alimentos dessa cor, seja nos pratos principais, em saladas, sopas… seja criativo, use, por exemplo, a conexão entre o dia da semana e uma das cores do arco-íris, porque afinal os olhos também comem!


Este procedimento estimula mais do que o cérebro, as cores equilibram os centros energéticos do corpo, as chacras, pode mesmo ir mais além e escolher alimentos que estão associados aos órgãos, no dia da sua cor, por exemplo, segunda-feira a cor vermelho, inclua na refeição tomate que beneficia, entre outras coisas, o coração; terça-feira, cor laranja, escolhendo, por exemplo, cenoura que beneficia entre outros os olhos…

Pesquise e divirta-se a descobri alimentos diferentes para as diferentes cores para ir diversificando e, se quiser subir ainda mais a fasquia, associe os dias e cores dos alimentos aos dias e cores dos 7 raios sagrados da Grande Fraternidade Branca, tirando partido de mais essa vertente de conexão.


Desta forma, o cérebro está a ser convidado diariamente a ginasticar e encontrar novos caminhos, aprendizagens novas que o fazem manter-se ativo e jovem. Caso realmente não se identifique com a minha sugestão, pode sempre como alternativa mais simples ir para o trabalho por um caminho diferente pelo menos um dia por semana, ou se preferir escolha aprender um instrumento musical, ou mesmo um novo idioma. O fundamental é a escolha de fazer e fazer diferente!


Esfera física: nutra o seu cérebro e cuide do seu corpo, coma noz, nabo e pratique natação!

Enriquecendo o cardápio da ementa da cor sugerida na esfera anterior, use a noz em saladas e snacks, o nabo em sopas, assados ou como a sua preferência o enquadrar.

O consumo de noz tem inúmeros benefícios para o cérebro, está referido em múltiplos estudos como preventivo de doenças neurodegenerativas, e associado à melhoria do raciocínio e da concentração por ser um alimento rico em ácidos gordos essenciais ómega -3. A noz surge ainda em pesquisas como associada à prevenção de doenças oncológicas e mencionada como aliada no fortalecimento do sistema cardiovascular.

Ao introduzir o nabo, reforça a prevenção cancerígena e o fortalecimento do sistema cardiovascular, já iniciado na ingestão de noz, por ser fonte de potássio e vitamina C, e dá continuidade ao trabalho que iniciou no mês passado de fortalecimento da sua imunidade, pois é extremamente rico em vitaminas e nutrientes, com a vantagem de ser rico em fibra e possuir baixo valor calórico. Aqui encontra um aliado para que mantenha o seu peso ideal, contribuindo para o bom funcionamento intestinal.


Fazendo a ponte para a esfera emocional, sugiro que um a dois dias, não consecutivos por semana, se possível, pratique natação. Este desporto, é um dos mais completos a nível de efeitos físicos pois abrange a coordenação motora como um todo e trabalha articulações, músculos, a capacidade pulmonar e cardiovascular com a vantagem do efeito relaxante. Quando termina e sai está leve como uma pluma. A água é por excelência o elemento das emoções…

Esfera emocional: tire partido dos números, conheça-se melhor através da numerologia, crie o seu próprio espaço nirvana!

Tendo formação base em matemática, a conexão com os números é inevitável, por isso, uma das minhas paixões muito secretas é também a numerologia. Assim, posso dizer-lhe que efetuando o estudo numerológico da data do seu nascimento e do seu nome ficará surpreendido com o que revelam sobre si que já conhece e com características que não tinha consciência alguma.


Na verdade, as vantagens de pesquisar sobre o tema, ou procurar um bom profissional da área, vão muito além do que permitir-lhe compreender o porquê de se debater recorrentemente com determinadas emoções de forma cíclica. Desta forma, compreendendo-se melhor, poderá transformar-se e aceder à auto cura. Eu, na minha modesta forma de fazer (não sou especialista, sou apenas apaixonada), neste estudo consigo perceber um pouco mais, entrar no domínio desconhecido da esfera espiritual e aceder ao caminho de vida da pessoa, principais desafios e valências da alma…a numerologia é fascinante… arrisque este meio novo de aceder a um maior conhecimento sobre si e verá que vale a pena.


Uma sugestão simples mas efetiva para gerir os estados emocionalmente críticos é criar na sua casa, nada mais, nada menos, do que uma parede mágica. Muitos têm dificuldade em meditar e desligar o cérebro o que é fundamental para que se mantenha um estado de equilíbrio. Assim, se escolher uma divisão onde uma das paredes seja decorada por si, com imagens o mais naturais possível, que o prendam e o levem para dentro da forma e da cor, o arrebatem para dentro e desliguem da tomada sem qualquer esforço, fica resolvido.


Pode usar imagens de bambu verde, um verde intenso e relaxante, cenários com água ou, no meu caso, rosas, pétalas de rosas soltas…de uma cor e beleza que fica fora do ar e para se acalmar basta uns minutos por dia literalmente a olhar a sua parede, entrando no êxtase do seu nirvana privado como se nada se passasse.


No domínio da esfera espiritual, desfrute mais uma vez do poder dos números, sugiro que proceda a um alinhamento consciente com a matriz divina através da ativação de códigos de Grabovói. Este fantástico cientista russo estudou a aplicação dos números à mudança da nossa realidade, acabou fornecendo listas para a cura quântica das mais diversas áreas e as diferentes formas de os usar com benefício máximo.


No seu trabalho terapêutico, centrando-se em poucos códigos principais, basta selecionar, focar na transmutação e auto alinhamento com o propósito de vida Divino, e consegue ser muito bem-sucedido em todas as esferas para evoluir. Existem várias formas de ativação, embora a mais comum é feita dígito a dígito. Sugiro que veja qual, ou quais, fazem sentido para si, e encontre os códigos ideais para o seu momento.


Experimente ainda cuidar da sua energia fazendo um banho semanal com manjericão, alecrim, noz-moscada, canela e sal do Himalaia. Como já refrescou, um banho de imersão cai bem e sai novo para abraçar a vida!


Afinal, para uma vida com propósito e tocar positivamente outras vidas, é fundamental que se ame e cuide primeiro de si, namore-se nestes pequenos mimos que o ajudam a sorrir.



Sílvia Torres

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube