• Artigos

COACHING NA PRÁTICA: TRANSFORME A SUA VIDA: SOLUÇÕES DE A A Z!

Por Sílvia Cerico

Este mês traz a energia do novo, do recomeço, do início e do renascimento. Abracemos os sonhos que temos dentro e tal como a “criação de mil florestas está em uma semente”, creia que a criação de mil sorrisos está num gesto seu, numa escolha de viver o seu propósito alinhado com seu coração.


Com o início do ano, é hora de criar, esta é a palavra de ordem para o momento!


Criar novas metas, ajustadas ao ritmo do seu passo sempre que há em si mais uma conquista, um sinal de crescimento de corpo e alma. Caminhos novos surgem, se aceitar viver segundo a segundo, dia a dia, celebrando o amor que colhe dos pequenos gestos.


Com confiança e coragem aceite as suas verdades, o que precisa libertar e partir para construir de novo. Quando se aceita caminhar sem ver o chão, num salto de fé, ocorrem milagres diante dos nossos olhos que sem a mudança de direção necessária e imprevista sequer ousámos viver.


Janeiro é uma lufada de ar fresco, uma energia com luz pura pronta a ser expandida em criatividade e novos planos, desenhando realidades magníficas de realização e amor. É sempre importante criar novos caminhos, novos laços, novos percursos mais ousados que desafiam a sair da zona de conforto e concentrar o foco no desejo que verdadeiramente move a sua paixão.


Vamos abrir asas e voar! O momento é Agora!


Esfera mental: crie, concentre-se, comprometa-se e comunique!

No seu caderninho de trabalho, concentre-se, e escreva as suas paixões e aptidões naturais puras que lhe vêm da infância, da adolescência, de estar entre amigos e fluir:

cantar, dançar, desenhar, conversar, ouvir, cuidar, ensinar, aprender, inspirar, escrever…

Escreva livremente, sem pressas, até que o que sai ecoa no seu coração naturalmente, sem o “medo” do ego lhe gritar “tu não podes viver disso” e a voz da alma vibrar de alegria com a ideia de o fazer. Bastam 15 minutos de foco, tudo aflora e a mão escreve sozinha por si num compasso de vida própria. Experimente escrever e deixar-se ir sem pensar, simplesmente sentir!


Depois, crie uma afirmação filtrando 7 características principais e a forma como pode contribuir através delas para o mundo, pois é, por essa via que receberá. Desta forma vive a sua vida com propósito sendo “servido” pelo seu serviço, ou seja, consciente de que o retorno do seu valor entra na sua vida de forma exponencialmente maior ao seu contributo!


Por exemplo:

“Eu sou genuína a usar a minha criatividade e persistência para ensinar, estimular e inspirar os outros através da minha escrita, cursos e terapias, a respeitarem as diferenças aprendendo felizes a usar as suas melhores qualidades ao serviço do bem comum.”




esta é a minha!






Em seguida crie, você mesmo (desenhe ou faça colagem) um símbolo que a traduza, para onde possa olhar todos os dias, como um amuleto que atrai os seus sonhos a si! Sim…este é o meu desenho …


Coloque a sua energia a fluir!


Depois, confie sem se questionar “como?” repita a frase todos os dias de manhã e antes de adormecer observando a imagem, abra-se ao carinho do universo que lhe trará pessoas, situações e meios na proporção em que acredita e se permite receber.


Entregue!


Coragem, comunique ao mundo a sua escolha, comprometa-se diariamente a dar todos os dias um pequeno passo para se aproximar do objectivo e simplesmente faça, faça por prazer, faça para doar ao mundo os seus dons, faça com genuína humildade e gratidão sintonizado com o seu coração.


Esfera emocional: Cultive, celebre e cuide-se!

Emocionalmente falando, cultive em si o hábito de ter compaixão por si mesmo e diariamente, se as coisas não correm exactamente como espera, centre-se em dar apenas o seu melhor aprendendo com o erro, pois é errando que se aprende e cresce. Comprometa-se apenas em melhorar a partir daí, perdoando-se e afirmando que fez o seu melhor com o que tinha em si como meio para o momento.


Cuide-se e liberte a sua dor em troca de paz, faça-o simbolicamente, escreva num papel a lápis o que o aborrece e queime logo em seguida, para que transmute a sua emoção e pensamentos negativos imediatamente. Busque agora outros centrados num momento em que tenha sentido que venceu e conquistou com alegria algo que o fez feliz, celebre interiormente revivendo o momento mentalmente e expanda deste modo a sua energia rumo a saúde e bem-estar!


Esfera física: faça cycling, corra e coma cenoura pelo seu coração!

O nosso corpo é o nosso templo, o desafio este mês é para que olhe para a sua saúde cardiovascular. Experimente encontrar 30 minutos por dia, em dias alternados, por exemplo segunda, quarta, sexta, para que os seus músculos recuperem e crie um treino onde faça cycling e corra preferencialmente ao ar livre onde tira partido de respirar ar puro e fresco que revigora os pulmões. Aconselho, se for início de atividade, que o faça moderadamente e aumente de forma gradual a intensidade.


Reforçando o cuidado cardíaco, através do combate aos níveis de colesterol elevado e redução da hipertensão pelo aumento do fluxo sanguíneo e circulação, devido à presença de potássio e cumarina, sugiro que coma diariamente cenoura crua. Como possui também vitamina C vê ainda reforçado o seu sistema imunitário, fibra e betacaroteno que ajudam com a parte digestiva, a visão além de contribuir no controlo da diabetes e para uma pele fantástica.


No que toca à esfera espiritual sugiro que se conecte com a energia da canela, seja num banho relaxante com aroma de sais de canela, óleo de essência de canela ou mesmo tomando um chá que o aquece por dentro, esta é uma excelente dica para se sintonizar com o sucesso.


Ative o seu chacra laríngeo e cante. Desta forma a sua energia fluirá e será capaz de comunicar com maior clareza evitando bloqueios causadores de patologias físicas e emocionais.


Dê continuidade ao trabalho que iniciou em dezembro e contribua, crie uma forma sua de dar de si ao mundo através dos seus dons, de fazer alguma espécie de voluntariado, decidido por si, à sua conta e medida: ir uma vez por semana visitar idosos ao lar que nem sempre têm visitas, tirar 1 hora por semana para fazer gratuitamente uma das coisas que ama… semente a semente criará um lindo pomar de frutos regados de humildade, carinho e amor, uma elevação do bem no mundo pelos gestos simples em que mesmo quem nada tem tudo pode dar.


Todos temos ouvidos para escutar quem não tem que possa ouvir, temos boca para dar um sorriso e mãos para ajudar a atravessar uma estrada, assim haja em nós coração e vontade de expandir em consciência como um farol a luz do bem e a voz da gratidão por ser você aquele que no momento pode dar, porque afinal a vida tem ciclos, um dia poder ser você a precisar de receber!


Um mês fantástico, pleno de bênçãos e prosperidade a todos vós. Até breve…




Sílvia Cerico

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube