• Artigos

COACHING NA PRÁTICA: TRANSFORME A SUA VIDA: SOLUÇÕES DE A A Z!

Por Sílvia Cerico

Fevereiro é, por excelência, um mês que convida a conexão com a energia do amor. A solução é sempre o amor, independentemente do desafio, do momento ou da pergunta.


Amando a si mesmo preenche-se na sua essência e supre as suas necessidades de dentro para fora. Apenas estando nutrido poderá contribuir no seu melhor para com os que o rodeiam e libertar para o mundo o que de melhor existe em si: as suas qualidades e dons!


Amor-próprio é a condição essencial para progredir nas diversas áreas da vida, porque esse amor faz com que se cuide responsavelmente, evitando que os pensamentos tóxicos se instalem, mantendo o corpo pleno de energia e vitalidade e a alma alinhada com o seu caminho.


Amor-próprio não é egoísmo, pelo contrário, revela a responsabilidade da pessoa por si mesma, porque, afinal, ninguém tem que assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar, essa tarefa é sua. Quando a pessoa assume a responsabilidade por quem é, não sobrecarrega ninguém com a sua carência emocional proveniente do que tem em falta. Quem ama a si mesmo caminha lado a lado e expande alegria, entusiasmo, inspira todos aqueles com quem se cruza com a sua forma leve e livre de estar e viver.




Esfera mental: Distancie-se, distinga, e declare!


Para fortalecer a sua autoconfiança, elevar a sua autoestima e o amor que tem por si, distancie-se de pessoas tóxicas que corrompem a sua mente com queixas e o obrigam a centrar nos desafios. Feito isto, observe o que é seu e aceite lidar com o momento.

Os desafios permitem aprendizagens que o fazem crescer. Ame-se ao ponto de dizer a si mesmo: “para cada desafio tenho em mim as soluções” pelo menos 7 vezes por dia, se possível, olhando-se com um sorriso em frente ao espelho.


Distinga o que consegue resolver sozinho e onde precisa de recorrer a ajuda e declare que está disposto a trabalhar em si o que for necessário para superar-se rumo a conquistas fantásticas!


O amor expande. Tudo aquilo em que colocar amor sincero brotará com crescimento exponencial, permitindo-lhe multiplicar tudo o que sonhar, basta pensar que tudo se resume a trocas energéticas e associar essa energia como retorno. Experimente, por exemplo, com o dinheiro, se, por acaso, trabalhar por conta própria, sempre que receber um pagamento pense: “Eu sou grata(o) por este amor que já dei com o meu trabalho que retorna agora a mim multiplicado na forma de dinheiro” verá que se sentir verdadeiramente o que diz, com o tempo, recebe muito mais. Pode aplicar exactamente a mesma declaração a diferentes contextos adaptados à sua realidade. Para saúde coloque amor pelo seu corpo, se quer atrair mais trabalho, deve colocar amor no que faz, contribuir para o mundo com o seu serviço, se quer atrair um par ou mais amor no seu ambiente familiar deve expressar amor por si mesmo primeiro, para que, assim preenchido, como disse Dalai Lama, “dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar, motivos para ficar.”




Esfera emocional: Deslumbre-se, delegue e divirta-se!


Comece o dia escolhendo a roupa onde se sente mais iluminada(o) e bonita(o), olhe-se e deslumbre-se com o seu sorriso, faça dele o seu gesto matinal de amor por si que partilha com todos iluminando os dias.


Com o balanço feito no fecho do ano e o recomeço necessário em janeiro é natural que sinta, por vezes, alguma angústia gerada pelo número de coisas que gere dentro de si, por isso, sugiro que delegue tudo aquilo que o sobrecarrega: não tem que fazer tudo sozinho! Em casa, pode dividir tarefas com a família, no trabalho pode até elevar a sua qualidade de serviço partilhando tomadas de decisão ou cumprimento efetivo de algumas etapas da lista do dia, entregue nas mãos do universo aquilo que quer atingir e permita que conspire para o ajudar de formas esperadas e inesperadas.


O cansaço emocional é tão ou mais desgastante que o físico e conduz a uma falência geral, traz a doença ao seu corpo e tira o alento da sua alma. Inclua no seu dia, tal como lhe sugeri nos meses anteriores, momentos específicos para descomprimir, rir em voz alta, insuflar alegria dentro de si e, sozinho ou acompanhado: divirta-se!




Esfera física: Desintoxique-se, desafie-se, descanse e durma!


Após o encerramento oficial de excessos cometidos nas festividades de época com o dia de Reis, é hora de honrar o nosso templo, o corpo físico em que habita. Assim, sugiro que ao longo deste mês inclua todos os dias no pequeno-almoço, ou no lanche, um sumo ou chá Detox, para que liberte as toxinas acumuladas e mantenha o seu corpo saudável. Existem para todos os gostos, informe-se junto de um bom profissional ou pesquise acerca do tema e descubra o ideal para si.


Desafie-se a manter o plano do mês anterior e faça desporto, pelo menos dia sim dia não, para manter a sua vitalidade e energia, indo um pouco mais além no tempo que dedica à atividade que pratica: dê um pouco mais de si!


As horas de sono são preciosas para repor a energia e para a saúde da mente. Ao fim de um dia em que deu o melhor de si ao mundo, descanse e durma sempre que possível o número de horas diárias que permite que sinta o seu corpo compensado, se possível nunca menos de 7h, embora seja variável o número de horas ideal em função da idade e do próprio organismo. Abdique da TV e vá para a cama mais cedo.



Na esfera espiritual, a dica este mês vai para que eleve a sua vibração recorrendo à visualização da energia de cor dourado, expandindo-se a partir do seu coração em si, a cada parte do seu corpo, ao seu redor e a tudo o que o rodeia, todas as manhãs. Este pequeno exercício matinal, permitirá que se sinta preenchido(a) da mais pura energia radiante, que permanecerá em si enquanto se mantiver afastado de queixumes, julgamentos ou críticas.


Atue intencionalmente e dedique-se a energizar e equilibrar o seu chacra cardíaco ancorando o amor-próprio, a autoaceitação de si mesmo sendo quem e como é, trabalhando a sua autoestima sem exacerbar o seu ego.


Sugiro que, se possível, use um quartzo rosa, ou um cristal verde, não sendo possível, descontraia-se e escolha todos os dias meditar uns minutos concentrando a sua atenção na observação de uma flor cor-de-rosa. Embora o mais comum seja recorrer-se a uma rosa, o processo é igualmente eficaz com outra a que tenha acesso. Descontraia-se e escolha fazê-lo num jardim, delicie-se em contacto com a natureza, amplificando o efeito, uma vez que o verde, nas folhas e em tudo ao seu redor, igualmente favorece esta reconexão.


Outra forma de conseguir levar mais energia a este chacra é através dos alimentos que ingerimos. Legumes e frutas verdes, como alface, abacate e kiwi são bem-vindos para este propósito. O reiki e a meditação no mantra yam são igualmente maravilhosos meios de equilíbrio.


Vamos desenvolver o amor que existe dentro para que, pela lei da atração, surja em todas as áreas da vida ao seu redor. Lembre-se, dia a dia, que é dando que se recebe, por isso, tem que começar dando a si mesmo o que deseja receber dos outros e expandir para receber do universo como de um espelho amplificador tudo o que pretender.



Sílvia Cerico

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística dra.silvia.cerico@sapo.pt tlm:932544366

  • YouTube