• Artigos

COACHING NA PRÁTICA: TRANSFORME A SUA VIDA: SOLUÇÕES DE A A Z!

Por Sílvia Cerico

A grandiosidade de viver grato é algo que faz o ancoramento interior seguro em sementes que ao germinar garantem que o seu coração se abra como um girassol em flor.


Assim, se escolher acolher este estado emocional em si, transmutando tudo o que era centrado no “eu” para a generosidade que lhe permite doar-se em gestos para o bem de todos, efetua a genial alquimia do foco no que não possui para a valorização preciosa de tudo o que está já na sua realidade.


A cada novo dia, grave em si o som da gargalhada leve e solta, dos risos das crianças com quem se cruza, retenha em si o grito da ave que trina na copa da árvore, guarde o encantamento delicado do bater das asas da bela borboleta monarca que se levanta em frente ao seu distraído olhar enquanto caminha. Agradeça!...Você está vivo, vê, ouve, cheira, sente e saboreia cada gota de chuva que lhe toca a pele…


Nas coisas simples que tomamos como garantidas, mas que na verdade não são, existem diariamente mil motivos para que permaneça de peito preenchido da mais pura gratidão. Nenhum de nós sabe em que momento o coração vai parar de bater… em que momento o nosso tempo para contemplar termina, qual a última oportunidade de sorrir, beijar, abraçar e agradecer…para muitos, os desafios são tão complexos que começam logo no momento de respirar… por isso, tudo aquilo que vive é uma extraordinária dádiva, uma oportunidade de se reinventar, de renascer, de fazer diferente, de crescer… de abraçar o novo, de saltar sem para quedas, de fazer coisas novas, de aprender e tocar o céu que já tem dentro de si, muitas vezes sem saber!


Creio firmemente que toda a cura e toda a resposta, toda a solução, reside no amor, sem tempo, sem barreiras, sem distâncias, sem raças, sem credos… por isso, sugiro que, quando tudo parece perdido, quando o pequeno mundo em torno do seu umbigo parece desabar, recorde que “a gratidão é a memória do coração” (Antístenes de Atenas) e se concentre em descobrir o que no meio do caos consegue agradecer, encontre o bem dentro de si e retornará à sua paz interior, distancie-se e perceba que o seu estado de não ter nada para outros é sinónimo de ter tanto… é ter tudo!


É neste processo que acede ao centro do seu coração e consegue resgatar a força para se erguer e gerar energia positiva, expansão de amor ao seu redor, recebendo tudo isso de volta largamente ampliado. Num passe de mágica, milagres vêm colorir os seus dias, pois, semelhante atrai semelhante, como diz a lei.


Aproveitando o seu caderninho de desenvolvimento pessoal, na esfera mental, gere energia positiva, fazendo diariamente, no final de cada dia, uma lista de 7 gestos de gratidão que recebeu de outros quando realmente não estava à espera, mas que fizeram a diferença naquele momento. A simplicidade de um sorriso, a cordialidade de um por favor quando lhe solicitam algo que era a sua responsabilidade, onde poderiam não dizer-lho… aquelas pequenas coisas que, por vezes, são tão subtis que passam despercebidas, como alguém lhe ceder a vez na caixa do supermercado quando você tem 5 minutos para apanhar o pequeno na escola e a pessoa à sua frente tem o carrinho cheio, mas olha para si, sorri e pergunta: “é só isso?” dizendo-lhe com o mesmo sorriso rasgado: “pode passar”, permitindo-lhe ter o tempo que lhe faz falta…


A pouco e pouco os seus “olhos” começam a aprender a ver como recebeu o gesto certo na hora certa da generosidade enorme do Universo. Faça deste processo um hábito e sentirá em si o despertar de uma profunda vontade interior de igualmente contribuir no fluxo da vida, retribuindo aos desconhecidos com quem se cruza o seu coração cheio de gratidão e alegria.


Na esfera física, sugiro que conheça os benefícios do gengibre, seja incluído na alimentação quando cozinha, no chá ou mesmo nas bolachinhas, porque cuidar de nós pode ser muito gostoso, se temperar com amor tudo o que cozinhar.


Entre as muitas vantagens de o incluir no seu dia-a-dia, destaco o facto de reforçar as defesas, aliviar as dores musculares, acelerar a metabolismo e facilitar a eliminação de toxinas, o que é importante em processos de perda ou manutenção de peso por exemplo. É também altamente anti-inflamatório, alivia náuseas, melhora a circulação, ajuda na digestão, várias pesquisas o mencionam como preventivo de cancro, ajuda na absorção dos nutrientes e há estudos que o referem como preventivo de Alzheimer.


Embora seja apologista de que se faça uma alimentação funcional, usufruindo o mais possível do que nos oferece a natureza, antes de começar a consumir convém estar ciente de que nem todos podem usar este recurso. Quem faça medicação para controle de diabetes ou tenha problemas de coagulação de sangue ou hipertensão, não deve consumir gengibre. Recomendo que consulte um profissional de saúde caso tenha dúvida se pode ou não tirar partido desta dica, nada de auto inclusão porque pode correr mal. Cada pessoa é única, cada organismo tem as suas necessidades e respostas, por isso, há que escutar o corpo.


Na Esfera emocional, o foco está em manter uma boa gestão do stress quando enfrenta os seus desafios diários, para que o corpo se mantenha biologicamente equilibrado. Assim, quando desafiado inesperadamente por uma contrariedade do seu quotidiano, efetue ciclos de nove respirações nasais separadas em 4 momentos de igual duração (conte mentalmente em cada etapa sempre até um mesmo número entre 3 e 7) mentalizando uma afirmação que o traga de volta à sua paz interior e ao poder sobre si mesmo. Afirme por exemplo, “Eu Sou o meu autocontrole eficaz e perfeito, eu estou em paz neste exato momento”. Nada nem ninguém tem o poder de entrar no seu espaço e transtornar o seu estado de equilíbrio emocional, a menos que o permita.


O que acontece é que, com a escolha de fazer isto, discretamente, onde quer que esteja, em vez de ser consumido por um ataque de raiva ou mergulhar num mar de reclamações, assume a responsabilidade pelo seu bem-estar e impede que o fluxo de adrenalina dispare na sua corrente sanguínea gerando um ataque de pânico ou uma potencial crise de ansiedade.


Na esfera espiritual, como vivo o reiki em mim diariamente, mesmo que não seja reikiano, porque amor é amor e a meditação em si é vantajosa, seja qual for o seu momento no processo evolutivo, sugiro que experimente fazer uns minutos por dia de meditação Gassho, postura em que junta as palmas das mãos unidas na frente do coração para a paz interior, de modo a esvaziar a mente, e fazer vibrar os 5 princípios (Só por Hoje, Sou Calmo, Confio, Sou Grato, Trabalho Honestamente, Sou Bondoso). É trabalhando a elevação da consciência que consegue um estado de maior clareza na sua perceção.


Considero que é importante viver a espiritualidade e não a confundir com religião. Podemos sim ter a nossa religião, mas há que abrir a mente e o coração para que possamos ascender e aceitar algo maior, cujo alicerce é o bem, o amor e a paz entre todos. A espiritualidade não está vinculada a nenhuma religião e permite aprender livremente, com respeito pelas diferenças, tudo o que é para o bem maior, evolução e cumprimento do propósito de cada ser.


Assim, este mês, com gratidão ao que nos ensina o Hinduísmo, achei que todos podem sair mais ricos se conhecerem a energia de Ganesha, Mestre do conhecimento associada geralmente à remoção de obstáculos e à conexão com a energia da prosperidade. Sugiro que pesquisem acerca e oiçam os mantras lindos que lhe estão associados nos vossos momentos de introspeção, para que removam os vossos bloqueios, superem os vossos obstáculos e possam expandir a vossa luz ao mundo em redor.


Aprender não ocupa lugar… cultive a humildade permanente de se abrir a crescer com cada experiência que a vida lhe traz, evitará em si muito sofrimento e conseguirá transmutar toda a dor em paz.


Por uma vida mais feliz, vale a pena experimentar assumir o poder em si, ousar arriscar ser maior do que todos os seus medos, responsabilizar-se, fazer a sua parte e saber parar para agradecer cada oportunidade que a vida lhe traz sempre que acorda em cada novo amanhecer!



Sílvia Cerico

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366

  • YouTube