• Artigos

COMO FAZER A DIFERENÇA?

Por Armando Leal

Uma das pesquisas mais efetuadas no Google em 2017 foi: “Como fazer a diferença?” Ora, como fazer a diferença?


Muitos de nós fomos ensinados que éramos demasiado pequenos para fazer a diferença; ainda assim, provavelmente, ao chegar à adolescência, sentimos o ímpeto de fazer a diferença. Mas os ensinamentos teimavam em chegar até nós, convencendo-nos de que somos demasiados pequenos para fazer a diferença.


E assim, aprendemos a viver na Sociedade, em Sociedade, como a Sociedade espera de nós. Porque, embora sejamos pequenos demais para fazer a diferença, não podemos ser diferentes. E então esforçamo-nos por ser “normais”, seja lá o que isso quer dizer. Pois ser “normal” é apenas um número estatístico, em que nos enquadramos numa determinada maioria. (Notem o termo: enquadrar – pôr em quadro, tornar quadrado).


Ora, passamos, portanto, grande parte da nossa vida a esforçarmo-nos para ser quadrados! Isto é, passamos grande parte do nosso tempo a tentar ser uma pessoa que não somos, a disfarçar as emoções que sentimos e a intensificar as autocríticas porque não nos sentimos íntegros.


“Como fazer a diferença?”: sendo profundamente íntegros connosco próprios; numa integridade respeitadora do Ser que todos nós sentimos ser.


“Como fazer a diferença?”: durante todo este tempo olhámos para fora de nós tentando “fazer a diferença”, constatando que não somos grandes, poderosos o suficiente para fazer a grande diferença que sonhámos naqueles anos de adolescência. Mas, pensa bem: O que te propuseste era fazer uma Diferença Enormíssima? ou Fazer a Diferença? É que isso faz uma grande diferença! ;)


Fazer a diferença começa por dentro.


Dentro de ti podes fazer a diferença! E ao fazeres diferente dentro de ti, estás a construir um mundo diferente ao teu redor. Lembra-te: O Oceano é feito de gotas de água; cada uma delas demasiado pequena para se chamar Oceano, mas são todas as gotas do Oceano juntas que fazem o Oceano. Sem gotas não há Oceano! Assim é a Sociedade, feita de gotas de gente. E cada pessoa que faz a diferença, faz um mundo diferente.


Ao sorrires para a pessoa que passa por ti, fazes a diferença; ao cumprimentares a pessoa que te atende na caixa de supermercado, fazes a diferença! Ao parares um segundo, quando estás ao volante, para permitir que alguém passe a passadeira, fazes a diferença.


Li há alguns dias alguém que, como é habitual, num drive-in, deixou pago o café da pessoa que viria no carro atrás de si. Este ato aleatório de bondade salvou uma vida; uma vida de alguém, esse alguém desconhecido que foi alvo de um ato de bondade de um outro desconhecido. Esse alguém que se estava a despedir da vida, comprando um último café antes de cometer suicídio. E nesse dia, através desse ato aleatório de bondade, descobriu o quão maravilho é ajudar o outro. Essa pessoa descobriu que a vida pode ter sentido. O sentido de Fazer a Diferença um a um, ajudando, sorrindo, cumprimentando quem passa por nós, quem toca a nossa vida, nem que seja num breve raspão, dito insignificante.


Suavemente vamos percebendo que podemos Fazer a Diferença tocando com gentileza o coração das pessoas através de um sorriso, de um gesto de bondade, de um cumprimento ou uma palavra suave. E ao tocar o coração dessa outra pessoa, talvez também ela escolha sorrir para outra, e mais outra e mais outra.


E assim, exponencialmente, fazemos a Diferença no Mundo que sonhas diferente. Um a um, de sorriso em sorriso, de simpatia em simpatia, de bondade em bondade, a Sociedade torna-se mais Humana, pois cada um de nós de tornará mais Ser Humano.


E agora que já aprendemos a sorrir para os outros, talvez, Fazer a Diferença sendo suaves connosco próprios, desenquadrados, como somos, fora da normalidade, talvez! Olhando ao espelho, e sorrindo para este maravilho Ser que se encontra à nossa frente (nós próprios). Porque a normalidade não nos poderá nunca preencher como certamente nos preenche um sorriso espontâneo e genuíno!


Por isso, sorri! Sorri para os outros, sorri para ti próprio; sê tão bondoso para ti próprio, como para os Seres que tocam a tua vida a cada momento. Não tardarás a perceber que Fazes a Diferença, desta forma tão simples que dificilmente percebes o seu poder.


O poder transformador de toda uma Sociedade que começa num sorriso, o TEU sorriso!




Armando Leal

Leitura de Aura, Reiki, Terapia Multidimensional, Terapia Transpessoal,

Terapia Psico-Energética

Email: info@trabalhosdeluz.com

Telemóvel: 920020335

  • YouTube