• Artigos

CONHECER A TERAPIA REIKI

Por Joel Reis

Explicar o Reiki de forma objetiva torna-se difícil, pois envolve muito mais do que aquilo que podemos compreender. Por isso, todas as explicações que possamos dar poderemos inferiorizar o sistema de Reiki.


De uma forma simples, o Reiki é um método de cura natural, que funciona através da imposição das mãos, apenas com toque suave ou aproximação delas, onde um profissional de Reiki aplica a Energia Vital Universal a um recetor (paciente), proporcionando-lhe um equilíbrio energético a todos os níveis (físico, emocional, mental e espiritual). Muitas definições e tentativas de racionalização do que é a energia do Reiki foram já tentadas, no entanto, a melhor resposta e a melhor definição é aquela que é dada pelo corpo humano ao receber essa Energia: “uma sensação indescritível” e, por isso mesmo, não tem palavras.


Reiki é composto por duas palavras japonesas "Rei" + "Ki". "Rei" = Universal e "Ki" = Energia vital.


É a terapia energética da ativação e aplicação da Energia Vital Universal que promove o equilíbrio energético, prevenção das disfunções e proporciona maior qualidade de vida.


Este sistema foi criado em 1922 pelo budista japonês Mikao Usui. Ele era uma pessoa que adorava estudar e preocupava-se com o ser humano, era muito atento às pessoas que andavam doentes e tristes. Ele estudava muito sobre as formas de cura e bem-estar.


Uma vez, nas suas práticas budistas, decidiu ir para o monte Kurama (no Japão), onde jejuou durante 21 dias, com cânticos, orações e silêncio. No final desses dias, sentiu uma vitalidade esplendorosa e uma luz indescritível perto da cabeça. Enquanto regressava magoou o pé numa pedra, como é hábito o ser humano tocar com as mãos onde nos magoamos, Mikao fez o mesmo, curou a dor com as mãos e percebeu que algo havia mudado nele. Desde aí começou a aplicar Reiki em si, na família e a amigos. Mais tarde, abre a primeira escola e centro de Reiki, em abril de 1922.


O ensino foi continuado e adaptado por vários Mestres. Esta técnica usa as palmas das mãos como processo de cura. Através da utilização desta técnica, os Reikianos conseguem a transferência de energia de cura na forma de “KI” através as palmas das mãos.


É classificada como uma terapia complementar, e é, por vezes, classificada como medicina oriental por alguns organismos profissionais.


Existem dois principais ramos do Reiki, referidos como Reiki Tradicional Japonês e Reiki Ocidental. Dentro de ambas as formas tradicionais e ocidentalizada de Reiki, há três graus de ensino.


O Reiki é um método simples, natural e seguro de cura física, emocional, mental e espiritual e autoaperfeiçoamento que todos podem usar. Tem sido eficaz para ajudar praticamente todas as doenças conhecidas e também trabalha em conjunto com todas as outras técnicas médicas ou terapêuticas convencionais para aliviar os efeitos colaterais e promover a recuperação.


Uma técnica simples de aprender e a capacidade de usar o Reiki não é ensinado no sentido usual, mas é transferido para o aluno durante uma iniciação de Reiki. Essa habilidade é passada durante uma iniciação presencial dada por um Mestre de Reiki, e permite que o aluno se ligue a uma energia vital contínua para melhorar a saúde e melhorar a qualidade de vida.


O seu uso não depende da nossa capacidade intelectual ou desenvolvimento espiritual e, portanto, está disponível para todos. O Reiki é de natureza espiritual, e não é uma religião. Não tem nenhum dogma, na verdade, o Reiki não depende da crença individual ou coletiva e funciona independentemente das crenças.


Entrar no mundo do Reiki, é começar a viver numa aventura apaixonante de constantes descobertas interiores, sensações, sentimentos, é iluminar o amor e compaixão que reside no coração dos seres humanos e compreender que somos todos um.




Joel Reis

Brighid – Centro de Terapias Alternativas

Mestre e Terapeuta de Reiki Essencial, Terapeuta de Mesa Radiónica, Técnico de Feng Shui e fundador do espaço Brighid.

Site: www.brighid.pt

e-mail: geral@brighid.pt

https://www.facebook.com/Brighid.centro.terapias.alternativas/

  • YouTube