• Artigos

EVOLUIR REQUER TER A CORAGEM DE OUSAR!

Por Sílvia Torres

Todos almejam chegar a algum lugar, todos têm sonhos, todos querem algo… mas poucos se lembram que o comando para atingir o objetivo está em si próprios!


Atribuem responsabilidades a fatores externos quando o crucial é aceitar ver a verdade em si e estar disposto a transformar, e transformar-se para a alterar. Caso contrário de nada serve querer, porque se não muda nada, nada irá mudar, e não é o outro que tem que fazer a mudança, a mudança fundamental requerida é feita por si e em si.


Há que ter a coragem de olhar os medos nos olhos e enfrentá-los, há que assumir e conhecer onde estão a fraquezas e as forças que fazem parte do nosso carácter e perceber que nada é estanque. É preciso abrir-se a aprender o que lhe falta e aceitar abandonar o que está obsoleto… mesmo que doa.


É preciso analisar e escolher transformar ou curar o que estiver em desequilíbrio, caso contrário nenhuma evolução será possível porque resiste à mudança, permanece num molde de auto cobrança, de insatisfação pessoal permanente…dois passos para trás por cada passo em frente.


A vida é cíclica, ninguém sobe a montanha e fica lá feliz para sempre, tal como ninguém a desce e permanece satisfeito no sopé… a satisfação pessoal requer os desafios, é com eles que há motivação para crescer. E nada sabe melhor do que sentir que está mais forte, que superou em metade do tempo, que fez mais, que fez diferente, que fez melhor ou que nem sabe como fez algo que nunca imaginou!


Só não se magoa quem não vive, mas é um desperdício de vida passar por ela sem viver! É preciso perder o medo de errar e usar o erro para aprender! É preciso assumir a responsabilidade pelo processo, só você sabe quando está pronto e o que está disposto a fazer para alcançar o que almeja!


Os medos transformam-se em coragem sempre que escolher enfrentar o que teme, domar o seu desconhecido, desbravar o seu interior… perceber os porquês… e assumir a voz da sua verdade interior. Fazer-se ouvir onde antes se calava pela sua diferença e unicidade… viver o direito de ser quem é e construir-se de novo em cada dia porque tem direito a mudar de opinião sempre que aprender um pouco mais e se tornar um pouco melhor!


Evoluir em qualquer área da vida requer ter a coragem de ousar, ir para o desconhecido, pisar fora da zona de conforto, inventar e recriar-se, ser como a lagosta trocar de pele para poder assumir o novo tamanho, mas sem temer a dor continuar a crescer!


Ora fácil? Pois… mas só os mais fortes constroem os sonhos e os fazem reais! Todos, com resiliência e perseverança temos a capacidade de superar-nos diariamente, transpor os nossos limites e conquistar um novo record pessoal do Guiness de autodeterminação, de levantar em cada queda.


O poder da mente e do coração são a chave do equilíbrio que na paz interior o levam ao pódio de cada sucesso! Redescubra-se, conheça as suas sombras e preencha-as de Luz! Seja a vitória em cada uma das suas guerras mesmo que para isso tenha que ceder a perder algumas batalhas… Foco no prémio!


Celebre todas as pequenas conquistas! Seja feliz, porque como já certamente ouviu dizer… “a felicidade não é o destino e sim o caminho”! A vida resume-se a isso… o caminho entre nascer e morrer! Faça a sua valer a pena, desfrute de cada etapa, viva e seja o exemplo, faça a diferença sendo diferente, viva com a audácia de ousar!



Sílvia Torres

  • YouTube