• Artigos

HARMONIA PARA REPOR ENERGIAS

Por Margarida Estevam

Um dos espaços mais importantes da casa, e onde passamos mais tempo, é o quarto de dormir. O espaço onde descansamos e repomos as nossas energias, o nosso refúgio depois de um dia intenso.


Por esta componente importantíssima do descanso, a polaridade da divisão é Yin, com pouca atividade, com mais recolhimento, e é fundamental que assim seja para permitir que o ser humano recarregue as suas baterias durante o sono.



Há alguns pontos fundamentais que deve ter em conta para ter uma energia equilibrada e harmoniosa no seu quarto, para permitir uma boa noite de sono reparador:


1) Cabeceira da cama - é fundamental que a cama tenha uma boa cabeceira, que seja sólida. A cabeceira é a tartaruga da cama (diz respeito aos quatro animais míticos da Metafísica Chinesa), que nos fornece segurança, proteção e suporte, tal como a carapaça da tartaruga. Pode ter uma cabeceira almofadada, que confere segurança e ao mesmo tempo conforto se for ler na cama antes de dormir, por exemplo.


2) Móveis usados - de preferência opte por não ter móveis usados na sua casa, sobretudo no quarto de dormir. Os móveis, bem como qualquer tipo de objeto, retêm a energia dos anteriores proprietários. Pode fazer uma limpeza energética aos objetos, mas o ideal será mesmo ter a sua casa livre de energia de pessoas que já faleceram ou de quem desconhece qual foi a sua vida e experiências, de modo a evitar ter essas energias presentes a influenciar a harmonia da casa e do seu campo energético.


3) Altura da cama - é importante que a cama tenha uma altura adequada à circulação do chi (energia). Durante a noite o nosso corpo é carregado de energia através dos chacras, quando o chi circula ao redor do nosso corpo, passando por debaixo da cama. Se a cama for muito baixa ou tiver objetos debaixo da cama, o fluxo energético que passa é inferior do que se a altura for adequada e tiver o espaço desimpedido. Se tiver uma cama com arrumação por baixo (sommier), opte por ter os objetos arrumados, que sejam objetos que utilize e, de preferência, que tenham a ver com a energia do espaço (por exemplo: roupas ou atoalhados).


4) Posição em relação à porta - tenha o cuidado de ter a cama posicionada de forma adequada em relação à porta da divisão. É de evitar a chamada "posição do morto", em que a cama tem os pés diretamente para a porta. Se tiver janelas no quarto evite que a cama fique com a cabeceira por debaixo da janela (fica sem tartaruga, logo sem apoio ou suporte na sua vida) ou que fique no fluxo energético entre porta e janela (chi demasiado rápido, que dificulta o descanso). Quando deitado na cama deve ter uma posição de controlo relativamente à porta, para conseguir ver quem entra no quarto.


5) Equilíbrio na decoração - quando se fala em quarto de casal e em potenciar o romance, fala-se em colocar itens aos pares de modo a equilibrar a energia do casal na relação. O lado direito e esquerdo da cama devem ter alturas idênticas, de modo a ter a energia do Tigre (energia masculina, Yang, lado direito quando deitados) e a do Dragão (energia feminina, Yin, lado esquerdo quando deitados) em harmonia. No caso de ser uma pessoa solteira, se pretende atrair a energia de um relacionamento para a sua vida evite ter imagens ou objetos que remetam, simbolicamente, para a ideia de pessoa sozinha ou solidão, opte por imagens a pares ou que transmita a ideia de casais felizes e relações duradouras. Se possível, tenha as mesas de cabeceira redondas e não com ângulos, pois estes criam excesso de iões (ionização positiva), que é nefasto para o ser humano (daí se falar em chi cortante, que funciona como setas envenenadas para o ser humano), originando doenças e mal-estar. Evite ter a cama encostada a paredes pela lateral, cortando a possibilidade de um dos lados ser energizado (Tigre ou Dragão) e, com isso, limitar a energia masculina (capacidade de iniciativa) ou feminina (sensibilidade e criatividade) dos ocupantes.


6) Espelhos - Tente evitar ter um espelho direcionado para a cama, de modo a refletir os ocupantes deitados. Ao estar refletido no espelho a dormir a sua energia está a ser refletida noutro plano, podendo sentir-se cansado após uma noite de sono, pois está a ser drenado. Segundo alguns estudiosos de Feng Shui, um casal ao ser refletido no espelho durante o sono irá estar a duplicar as pessoas na relação e, com isso, estará a abrir portas à infidelidade. Se tem roupeiros com portas espelhadas ou espelhos orientados para a cama pondere retirá-los ou, caso não seja possível, cubra-os durante a noite.


7) Evitar aparelhos eletrónicos - no quarto deve evitar aparelhos eletrónicos como computadores, televisão, telemóveis e outros. Para além de ter uma energia mais Yang e de provocar dispersão da energia do descanso, emitem radiação eletromagnética que é prejudicial ao ser humano. Se tiver televisão ou computador no quarto, os ecrãs também funcionam como espelhos, pelo que são de evitar no quarto ou, pelo menos, durante a noite devem ser cobertos para não espelharem os ocupantes deitados.


8) Ter só uma atividade na divisão - este é um ponto muito importante para crianças e adolescentes, pois, por questões de espaço, na maior parte das vezes, os quartos incluem o espaço para estudo com uma secretária ou uma área de brincar, espaços esses com uma energia mais Yang. Uma vez que existe choque entre a energia Yin que se pretende no espaço para dormir com a energia Yang do espaço de estudo ou de brincadeira, o ideal é ter estes dois espaços em locais distintos. Se não tiver essa possibilidade, pondere a colocação de um biombo para criar uma distinção entre as duas energias e atividades ou, em último caso, cobrir com um pano a secretária ou zona de brincar durante a noite para que fique presente apenas a energia Yin do quarto de dormir.


9) Evitar canalizações na parede da cabeceira - evite ter a cabeceira da cama encostada a uma parede onde existe canalização. O passar das águas irá dificultar a energia tranquila necessária para uma noite descansada.


10) Tons na decoração - para um ambiente acolhedor e tranquilo o ideal será ter tons relacionados com a Transformação Solo (Terra): bege, castanho, amarelo ocre, terracota, laranja tijolo - tons que lembram a própria terra. Estas tonalidades ajudarão a trazer a tranquilidade, conforto e segurança que a Terra, enquanto Mãe nutridora, nos consegue dar. Ajudará a criar o ambiente de "ninho" que se pretende num quarto de dormir. Se pretender impulsionar o romance, poderá colocar um apontamento de tom relacionado com a Transformação Fogo: vermelho, rosa, violeta ou roxo.


11) Iluminação - tanto quanto possível deve ser iluminação natural. A iluminação artificial deverá ser suave e não muito brilhante, para conceder o ambiente sereno e tranquilo necessário.


12) Arrumação - procure ter o quarto o mais organizado possível, incluindo dentro do armário e gavetas. Apesar de poder estar longe da vista, a desarrumação é energia e sente-se. Evite um quarto cheio de objetos, pois quanto mais objetos tiver, mais caótico ficará o chi no espaço.



Margarida Estevam

Terapeuta Holística, Magnified Healing, Terapia Multidimensional, Reiki, Leitura Intuitiva de Tarot dos Anjos, Mesa Radiónica de Saint Germain e Arcanjo Miguel, Consulta de Astrologia do Ki das 9 Estrelas (Feng Shui). 

Contacto: 917 124 866 / Email: alquimiadoserterapia@gmail.com

Facebook: A Alquimia do Ser

alquimiadoserterapia.weebly.com

www.portugalholistico.com/margaridaestevam

  • YouTube