• Artigos

HARMONIZAR O LAR E A SUA VIDA COM CRISTAIS

Por Margarida Estevam

Os cristais concentram em si a energia da Natureza e da Terra, de onde provêm. Todos os cristais têm um processo de milénios para se formarem e, desde sempre, exerceram um enorme fascínio no ser humano. São fontes naturais de energia e contêm em si uma vibração energética elevada e pura, tem a propriedade de energizar um ambiente, amplificar a energia e reestabelecer a harmonia.


Por isso, faz todo o sentido recorrermos a eles para harmonizarmos a nossa energia, mas também a dos espaços que ocupamos, aliado a técnicas de Feng Shui.


Já nos palácios da China antiga eram pendurados diamantes em áreas determinadas por Mestres de Feng Shui para atrair e emanar energias auspiciosas, além de impulsionar a proteção do espaço e dos habitantes. Ainda hoje existe essa prática através do uso de esferas de Cristal Quartzo (conhecidas como Esferas de Feng Shui), que se colocam junto à janela para amplificar a luz solar na casa e, consequentemente, a energia (chi).


Em Feng Shui podemos utilizar os cristais para harmonizar o ambiente, esta técnica pode ser comparada ao uso dos cristais nos nossos chacras: cada um tem a sua cor e as suas propriedades curativas que ajudam a equilibrar a nossa saúde. O mesmo acontece com a força e vibração dos cristais dentro de casa, irão equilibrar a saúde da casa e das várias áreas da vida que lá se encontram espelhadas.


Tenha em consideração que é o cristal (tal como a casa) que escolhe a pessoa e não o inverso.


Embora possa pensar que escolheu conscientemente aquele cristal, a verdade é que foi atraído para algum cristal por um motivo em específico: cor, forma ou vibração energética. Ressoou consigo e com aquilo que necessitaria naquele momento.


Use a sua intuição na escolha e perceção de que cristal deve utilizar. Antes de utilizar os cristais é fundamental que os limpe e energize. Estabeleça uma relação de proximidade e empatia com os seus cristais. Sinta a sua energia e, a partir daí, é só continuar a desenvolver a ligação com estes Seres maravilhosos!



De um modo geral, existem cristais que nos vão ajudar a harmonizar a casa, independentemente do sector do Bagua associado. Fique com a indicação do Top 10 dos cristais a considerar ter em sua casa para harmonizar, energizar e proteger:


1. Ametista - Tem poder de cura emocional, fortalece as habilidades psíquicas, desenvolve a intuição e auxilia na evolução espiritual.

2. Calcita Azul – Está relacionado com a concentração e intelectualidade. Auxilia em processos de mudança, transições ou dificuldades. Pode colocar em sua casa no escritório ou outro local onde precise de se concentrar.

3. Citrino –Auxilia na confiança e atrai felicidade e prosperidade.

4. Cornalina – É um bom cristal para ser utilizado quando está a iniciar um negócio ou uma carreira, vai ajudar a atrair sucesso, ambição (na medida certa) e prosperidade.

5. Cristal Quartzo – O Cristal Quartzo é utilizado para potencializar o poder de outros cristais ou para os substituir sempre que necessário. Uma drusa de Cristal Quartzo limpa, energiza e harmoniza o ambiente e outros cristais.

6. Pirite – É o cristal da prosperidade por excelência. Caso esteja a passar por dificuldades financeiras, coloque este cristal na carteira, num local onde guarde bens de valor ou na caixa registadora (negócios).

7. Quartzo Verde ou Aventurina Verde – É conhecido por melhorar a saúde e trazer tranquilidade aos espaços. Qualquer cristal de cor verde é um cristal com energia de Cura.

8. Quartzo Rosa – Cristal que representa o Amor Incondicional e também o Amor em todas as suas vertentes. Se está a enfrentar algum conflito familiar ou de relacionamento, coloque o cristal no local onde existe maior movimento e circulação na casa. Pode também utilizar um Cristal Quartzo Rosa em forma de coração para atrair um relacionamento amoroso para a sua vida.

9. Selenite – É um cristal purificador. Tem o poder de limpar todos os outros cristais. Coloque este cristal no centro energético da casa, num altar ou no local onde medita.

10.Turmalina Negra - Este cristal é indicado para a proteção da sua energia e da sua casa. Tem o poder de absorver as energias negativas dos espaços e pessoas, cria um verdadeiro "escudo" protetor. Pode colocar este cristal próximo à porta de entrada da sua casa ou do seu escritório. Se optar por o utilizar consigo, use-o sempre abaixo da cintura, do lado esquerdo do corpo (lado em que recebemos energia - exceção feita aos esquerdinos, cuja mão dominante / doadora de energia é a esquerda), pois é um cristal associado ao Chacra da Raiz, com um campo energético muito forte que pode perturbar os Chacras Superiores.



Para além deste "kit básico", pode aprofundar o seu conhecimento sobre os Cristais e o Bagua e adequar a utilização de cada cristal ao que é trabalhado em cada um dos setores do Bagua e, consequentemente, da sua vida. Verá como a energia de cada um dos cristais ajudará a tomar consciência de questões a trabalhar, a atravessar períodos mais complexos e desafiantes, a promover a espiritualidade e paz de espírito, a harmonizar situações menos benéficas na sua vida e a potenciar o que de mais positivo existe em si e na sua vida, pois os cristais são poderosos aliados no recuperar do seu equilíbrio energético.


Deixo uma sugestão para quem deseja impulsionar a prosperidade na sua vida - a utilização da Taça da Prosperidade:


Escolha uma taça ou recipiente de vidro ou cristal transparente e tamanho adequado para colocar os cristais.

Coloque os seguintes cristais:

- 1 Pirite –Atrai prosperidade financeira

- 7 Citrinos – Sucesso profissional e abertura de novos caminhos

- 1 Cristal Quartzo – Promove o fluxo de energia e amplifica a energia criada

- 1 Ametista –Transmutação e espiritualidade

- 1 Ónix –Ajuda a resolver questões financeiras e facilita proteção

- 1 Quartzo Rosa – Amor Incondicional, Perdão e Compaixão

- 1 Quartzo Azul – Equilíbrio e Serenidade.

- 1 Quartzo Verde – Cura física, emocional, mental e espiritual

- 1 Sodalite – Objetividade na comunicação

- 1 Cornalina –Vitalidade e alegria de viver

- 1 Jaspe Vermelho - Harmonia interior e enraizamento


Cubra os cristais com água mineral e deixe num local da casa em que esteja visível, para que a energia flua. Troque a água uma vez por semana. O ideal é fazer a sua taça no dia 31 de dezembro, para abrir as energias para o ano seguinte. Se preferir também poderá ser feita na fase da Lua Quarto Crescente.



Margarida Estevam

Terapeuta Holística, Magnified Healing, Terapia Multidimensional, Reiki, Leitura Intuitiva de Tarot dos Anjos, Mesa Radiónica de Saint Germain e Arcanjo Miguel, Consulta de Astrologia do Ki das 9 Estrelas (Feng Shui). 

Contacto: 917 124 866 / Email: alquimiadoserterapia@gmail.com

Facebook: A Alquimia do Ser

alquimiadoserterapia.weebly.com

www.portugalholistico.com/margaridaestevam

  • YouTube