• Artigos

HUMAN DESIGN SYSTEM: O DESIGN DA NOSSA UNICIDADE

Por Cristina Oliveira

Viver quem somos, livres de culpas e comparações, é a nossa herança natural e nosso direito divino. Mas a maioria da Humanidade vive na sua zona de conforto, fechando os olhos ao chamamento da sua essência, deixando-se vencer por pensamentos negativos de desmerecimento e letargia.


Porque é que nos focamos no “Não consigo”, “é demasiado difícil”, etc.? Porque, pura e simplesmente, desconhecemos quem verdadeiramente somos e não sabemos tomar as decisões que se alinham com o seu propósito de vida.


Então, e se existisse um mapa com uma série de chaves que te mostra quem és de verdade e te alinha com as decisões certas na tua vida? Na verdade, existe! Um verdadeiro mapa do tesouro que te fornece as indicações de acesso à tua essência, que promove, potencia e desperta a tua diferença, o que te faz ser único(a).


Esse mapa é-te oferecido pelo Human Design System, um poderoso e lógico sistema de autoconhecimento que te oferece a mecânica de funcionamento do Ser de 9 Centros (que todos somos), um Ser evoluído, já não focado na sobrevivência, mas no despertar da consciência individual.


Ra Uru Hu

Este sistema resultou de uma experiência mística de um homem – Ra Uru Hu – que a 3 de janeiro de 1987, durante 8 dias e 8 noites, recebeu este revolucionário conhecimento através de um encontro com uma Voz, assim como outras importantes revelações científicas.


Síntese de duas correntes da Ciência

Segundo a informação da Voz, o este Sistema, também referido como Ciência da Diferenciação, é uma síntese de duas correntes: a tradicional que integra a Astrologia, o Sistema Hindu de Chakras, a Cabala e o I-Ching e a moderna, como a Física Quântica, a Biogenética e a Astronomia.


Na mandala do Human Design, que constitui o teu Universo único resultante dos teus dois cálculos natal (personalidade) e pré-natal (design), podes visualizar a tua impressão única no Universo e explorar as inúmeras características que te fazem seres quem és.


Que informação podes receber deste sistema?

Através dos teus dados de nascimento (data, hora e local) é determinado um mapa único e individual, o teu, que se denomina Rave chart!


Através da análise do rave chart é possível identificar o teu tipo genético, estratégia de vida e autoridade interna, as chaves básicas e essenciais que te vão possibilitar, desde logo, alinhares-te com a tua Verdade Interna e dares início à experiência de viver o teu design único. Mas muitas mais características e mecânicas são trazidas à luz, tais como o teu perfil, os teus dons e talentos e também as tuas vulnerabilidades, derivadas das influências ao teu redor.


O que este Sistema comprova é que és uma consciência binária, dotada de duas Autoridades: a Autoridade Interna do Corpo, absolutamente determinante para a tomada de decisão e a Autoridade Externa da Mente para expressar consciência única, mas que não sabe o que é melhor para ti. Quando estás condicionado(a), a mente manifesta ambas, a Autoridade Interna e Externa e a tua tendência natural é a de seguir o pensamento racional para tomares decisões e estares no controlo das situações.


O resultado é uma mente que distorce tudo, que te mantém sob a pressão para manifestares uma decisão, sempre em permanente estado de confusão e ansiedade, porque sentes que nunca tens certeza que estás a decidir o melhor caminho para ti.

O Human Design System oferece-te uma autoridade interna, fiável, sempre disponível para que possas decidir em consciência. A autoridade interna depende de que centro abaixo da garganta tens definido no teu Rave chart, segundo uma determinada hierarquia.


Ao observares o corpo gráfico, no centro da mandala, verificas que tem 9 centros, alguns coloridos e outros em branco. Os centros coloridos, denominados definidos são unidos através de forças vitais que têm por nome canais e correspondem à tua definição, o núcleo de quem tu és, aquilo que existe em ti e no qual podes sempre confiar. Os centros que tens em branco, ou abertos, revelam a tua abertura à influência exterior, tornando-te permeável ao condicionamento, mas também recetivo(a) à sabedoria do mundo.


O primeiro ponto a perceber é que não há absolutamente nada de errado contigo e que vens perfeitamente desenhado(a) para viveres quem és, assim como vens totalmente equipado(a) para dissipares a desarmonia dentro de ti, pois ao iniciares o teu processo de descondicionamento com este sistema, vais iniciar a tua viagem de “regresso a casa”, ao âmago de quem és.


A recompensa vem de saber que, com esta informação, deixas de te sentir vítima, reconheces a tua natureza e passas a honrá-la. Consequentemente, a vida vai oferecer-te o que é correto para ti.


Com este sistema, as lutas pelo poder, as culpas e as comparações terminam naturalmente. Somos únicos. De que serve compararmo-nos?


Este conhecimento permite-te total rendição e um imenso alívio ao entenderes as tuas dinâmicas e vulnerabilidades. Todos fomos condicionados a tomar decisões mentais para que nos encaixássemos num modelo aceite socialmente.


Ao usares a mente racional para decidir a tua vida o que vais encontrar é o teu “Não-Ser”, expresso através de 4 grandes temas – raiva, frustração, amargura e desapontamento. Quando usas a tua estratégia e autoridade interna vais sentir-te na pele do teu EU – paz, satisfação, sucesso e encantamento.


Todos estes temas pertencem a um dos quatro tipos do Human Design – Manifestador, Gerador, Projetor e Refletor. Saber qual é o teu tipo é essencial, pois esta é a informação basilar do Human Design System.



(Continua no próximo mês)



Cristina Oliveira

Espaço: All About You



Percurso: Em 2003, iniciei com o Reiki uma viagem de auto descoberta e de tomada de consciência de um rumo diferente para a minha vida. Ao descobrir um mundo novo que se abria à minha frente, nunca mais parei: Mestrado de Reiki Usui Ryoho, Shian-kaku – professora assistente de Jikiden Reiki, Terapia de Vidas Passadas, Técnicas Originais Japonesas de Reiki, Resgate da Criança Interior e participação em inúmeros seminários de Constelações Familiares.

Mas foi em 2008, que se deu a grande revolução interna, ao tornar-me Sannyasin com o nome Naveena (que significa Nova) e facilitadora certificada das OSHO Meditações Ativas. Mergulhada neste percurso de crescimento, descobri paralelamente o Human Design System e, totalmente fascinada por este novo conhecimento, percebi que tinha encontrado o Sistema que me permitia entender-me a um nível incrivelmente profundo, limpar o condicionamento e nutrir o meu Ser.

Hoje, tenho uma vasta experiência nesta área, realizando o curso “Living Your Design”, Workshops e consultas individuais de Human Design por todo o país. Continuo a especializar-se neste campo de conhecimento, bem como noutras áreas sempre ligadas ao desenvolvimento pessoal e expansão da consciência, tendo igualmente formação em ThetaHealing, Access Bars, Terapia Multimensional, Leitura de Aura e Mesa Radiónica.

Adoro a dança e a arte, bem como tudo o que é original, belo, único e diferente. Faz parte da minha missão empoderar cada Ser Humano a viver livremente a sua natureza única e diferenciada, através da expressão máxima do Amor-próprio.


  • YouTube