• Artigos

MATERIALIZAR A SUA REALIDADE COM FENG SHUI

Por Margarida Estevam

O Feng Shui funciona a partir da intenção que colocamos e da tomada de consciência que temos daquilo que necessitamos na nossa vida e dos processos que temos de trabalhar para podermos atingir os nossos objetivos, evoluirmos e termos tranquilidade, harmonia e equilíbrio na nossa vida.


Antes de fazer qualquer alteração na sua casa e, por consequência, na sua vida, é importante definir aquilo que pretende, para que inicie o processo de cocriação com o Universo. Trabalhar com energia é muito poderoso e uma das formas de podermos beneficiar do Feng Shui e da forma como esta arte ajuda a fluir com a energia de modo harmonioso é utilizando a nossa criatividade para fazermos a nossa parte neste processo energético.


Uma das ferramentas que se pode utilizar para nos ajudar a materializar na nossa vida o que pretendemos é criarmos um “Vision Board”, um mapa com os setores do Bagua, com as diferentes áreas da vida, onde vamos colocar aquilo que nos inspira, o que nos irá ajudar a desbloquear situações e processos e o que desejamos materializar em cada área da vida.


Para que a energia do “Vision Board” seja materializada com resultados eficazes e mais rapidamente, é aconselhável fazê-lo para que esteja terminado antes da Lua Cheia, apogeu de energia Yang, que ajuda à materialização.


Prepare tudo o que necessita antes de se dedicar à criação do seu “Vision Board”. A partir do momento em que o comece a criar, pode fazê-lo de imediato ou ir construindo passo a passo, ao seu ritmo. O importante é que o processo decorra como sente que deve fazer, pois deve associar a sua energia, colocar intenção e estar consciente de que tudo aquilo que está a colocar no mapa é o que deseja materializar em cada área da vida.

  1. Tomada de Consciência – sinta e reflita sobre tudo o que tem na sua vida, os bloqueios que sente, os processos que sente que precisa trabalhar para evoluir, o que deseja alcançar, quais os seus objetivos.

  2. Focar a Energia – defina os objetivos de forma clara e precisa. Pode definir objetivos para colocar no “Vision Board” para 3, 6 ou 12 meses. A energia não é estanque, é fluida e pode sentir que há objetivos que já foram conseguidos e/ou que já não lhe fazem sentido a determinado momento. Se sentir necessidade de ajustar o seu “Vision Board” ao longo do processo, faça-o.

  3. Reúna todos os materiais que irá necessitar - cartolina A2 (ou junte cartolinas pequenas) ou placa de esferovite, tesoura, cola, revistas (onde irá recolher imagens, símbolos ou palavras), outros materiais que queira incluir e que lhe façam sentido mediante o que pretende colocar no seu “Vision Board” (fitas, contas, missangas, apliques decorativos, etc)

  4. Mediante as características de cada sector do Bagua e aquilo que pretende trabalhar em si e materializar na sua vida, reúna imagens, símbolos e palavras para poder colocar no “Vision Board”.


Sector 1 – Água – Carreira, Rumo de Vida, Percurso de Vida – Qual é o rumo que deseja seguir a nível profissional? Qual é o seu Propósito de Vida? De que forma pretende atingir a sua realização pessoal, profissional e espiritual?

Sector 2 - Solo Yin – Relacionamentos, Amor, Relações Familiares, Energia Feminina. Que desafios existem nos seus relacionamentos amorosos? Necessita atrair um relacionamento amoroso para a sua vida? De que forma vivencia o Amor em todas as suas vertentes (amor romântico, amizade, amor entre membros de família, Amor Incondicional, etc) na sua vida? Está aberto/a ou disponível para dar e receber Amor? Como fluem as suas relações familiares? Como sente a sua Energia Feminina (intuição, sensibilidade, lado mais emotivo, nutrição de si e dos outros)*?

Sector 3 – Árvore Yang – Antepassados, Família, Raízes (as nossas Origens), Passado, Memórias – De que forma lida com a herança genética recebida dos seus Antepassados? Que memórias tem do seu Passado? Existem bloqueios emocionais ou traumas ligados à família, vivências do Passado, que necessite trabalhar? Como integra em si as suas raízes, as suas origens, a Comunidade e Família de onde provém? Sente que tem padrões do Passado (desta ou de outras vidas – situações kármicas) para desbloquear que impedem o fluir do seu Presente?

Sector 4 – Árvore Yin – Bênçãos, Viagens, Comunicação, Abundância – Sente que comunica de forma clara e eficaz, que é entendido e entende os outros? Deseja materializar na sua vida alguma viagem que contribuirá para o seu bem-estar e equilíbrio? Está aberto/a e disponível para receber as bênçãos na sua vida que o Universo tem para lhe entregar? O que é para si abundância (o que necessita para ser feliz)?

Sector 5 – Solo (Sem polaridade) - Centro, Unidade, Centro Energético (EU), Presente

Sector 6 – Metal Yang - Trabalho, Organização e método, Solidariedade e Amigos, Dinheiro, Energia Masculina – Como está a sua relação com o trabalho? É uma pessoa que é organizada e metódica na sua vida? Tem amigos com os quais pode contar ou necessita atrair essa energia para a sua vida? Como sente a sua Energia Masculina (assertividade, pragmatismo)*? Como lida com a fluidez financeira?

Sector 7 – Metal Yin - Criatividade, Crianças, Futuro – Como desenvolve os seus talentos? Dá asas à sua criatividade nas diferentes atividades e tarefas do seu dia-a-dia? Como se conecta com a energia da sua Criança Interior? Como é o desenvolvimento e felicidade das crianças que existem na sua vida? O que deseja projetar para o Futuro?

Sector 8 – Solo Yang - Espiritualidade, Contemplação, Autoconhecimento, Materialização (trazer para a matéria aquilo que se foi recolher de sabedoria noutros planos) – Tem uma relação saudável com a sua espiritualidade? Deseja obter mais autoconhecimento, momentos de introspeção e conexão com a sua Essência? Tem o hábito de ter momentos para contemplação e conexão com a Energia Cósmica? De que forma materializa a sabedoria e os conhecimentos que vai recolher nestes momentos de contemplação e autoconhecimento?

Sector 9 – Fogo - Fama e Sucesso, Reconhecimento (próprio e dos outros em relação a nós), Socialização – Sente-se reconhecido pelo seu valor e mérito? Reconhece-se a si mesmo enquanto Ser, valoriza-se? Deseja ter uma vida social mais ativa? Deseja ter fama e sucesso na sua vida pessoal e/ou profissional? Assume para o exterior aquilo que é a sua energia?


(*) – Energia Masculina (Yang) e Energia Feminina (Yin) todos temos independentemente de sermos Homem ou Mulher e é necessário que estejam em equilíbrio.


5. Tenha disponível uma fotografia sua que adore (para colocar no centro)

6. Tire o tempo necessário para si e para esta atividade – é necessário que esteja presente no Aqui e no Agora para a realização deste projeto. Defina um tempo para estar concentrado/a nesta atividade e dedicado/a a si e à energia que pretende colocar no seu “Vision Board”.

7. Acenda uma vela e/ou incenso, para harmonizar o ambiente e criar a atmosfera energética adequada para a cocriação da sua realidade.

8. Coloque uma música tranquila, que ajude a pacificar a mente e a relaxar, para entrar no estado de espírito indicado para esta atividade.

9. Desenhe o Bagua na cartolina, criando os 9 sectores que irá preencher.




10. Coloque a sua fotografia no centro do seu “Vision Board” (sector 5 – Unidade, Centro, o seu Centro Energético – EU). Se preferir, coloque a sua assinatura em vez da fotografia. O importante é que a sua energia esteja presente no centro do Bagua.

11. Comece a colocar as imagens, símbolos e palavras que escolheu para cada sector. Faça um sector de cada vez, colocando a sua intenção para energizar o que está a fazer com a energia do que pretende para si. Siga a ordem que sentir ser mais importante trabalhar para si, em termos de prioridade de energização e harmonização na sua vida. Também pode optar por iniciar no Sector 3, cuja energia Árvore Yang é a de novos inícios, estando imbuída dessa matriz energética de recomeços, novos projetos e novos ciclos de vida, para além de o/a conectar com a energia ancestral dos Antepassados que o/a antecederam.

12. Uma vez que tenha terminado o seu “Vision Board”, sinta-o. Sinta a sua energia! Olhe para o resultado do seu trabalho, aprecie a sua criatividade materializada na cocriação com o Universo. Se sentir, feche os olhos e visualize o seu “Vision Board” a ganhar vida consigo no centro (onde está a sua energia).

13. Tire uma fotografia do seu “Vision Board” e guarde-a consigo no seu telemóvel ou tablet, para que possa olhar para ele e inspirar-se sempre que necessário.

14. Coloque o seu “Vision Board” num local de destaque na sua casa – no seu quarto, na sala ou no altar / local sagrado que tenha na sua casa. Um local por onde passe diariamente e possa olhar para o seu “Vision Board”, receber a inspiração necessária e nutri-lo com a sua energia para que a materialização se dê. Pode também colocá-lo no Sector 7 que representa o Futuro, irá estar a projetar esta energia diretamente no seu Futuro.

15. Se sentir, pode acender uma vela diariamente junto do seu “Vision Board” e dedicar alguns momentos de introspeção.



O que irá obter após a realização do seu “Vision Board”?


  • Uma visão muito clara daquilo que pretende para a sua vida daqui para diante;

  • Uma nova direção ou uma energia renovada para si;

  • A definição de objetivos ajuda na materialização na realidade. Quando não se sabe o que se deseja ou não se define prioridades, a energia fica muito dispersa, o que dificulta a materialização;

  • O “Vision Board” representa fisicamente aquilo que são os seus sonhos, desejos e objetivos. Estando esta energia em modo físico e palpável, será mais fácil para si ter a confiança e força necessária para colocar as suas intenções em ação, ajudando o Universo a materializar o que deseja para si e para a sua vida. .


Margarida Estevam

Terapeuta Holística, Magnified Healing, Terapia Multidimensional, Reiki, Leitura Intuitiva de Tarot dos Anjos, Mesa Radiónica de Saint Germain e Arcanjo Miguel, Consulta de Astrologia do Ki das 9 Estrelas (Feng Shui). 

Contacto: 917 124 866 / Email: alquimiadoserterapia@gmail.com

Facebook: A Alquimia do Ser

alquimiadoserterapia.weebly.com

www.portugalholistico.com/margaridaestevam

  • YouTube