• Artigos

PORQUE DEVO SENTIR GRATIDÃO?

Por Margarida Estevam

Existe uma corelação entre a gratidão e a felicidade, quem é grato é mais positivo e feliz.


Quando se vibra na frequência energética da gratidão todo o padrão vibratório se eleva, pois é das frequências mais elevadas do Universo. Permite abrir o Chacra Cardíaco à receção de todas as bênçãos que se é merecedor, torna a pessoa mais positiva e feliz.


Não basta agradecer e dizer a expressão “Sou grato!”. É necessário que essa energia vibre no mais profundo do Ser, que se sinta dentro do coração e que essa energia emane do coração para o Universo, de modo autêntico e genuíno.


É muito fácil agradecer quando tudo na vida é positivo, mas quando existem as fases mais complexas e com desafios, há pessoas que sentem dificuldade em serem gratas, em verem o lado positivo e mágico da vida, em tomarem consciência que todos os momentos são experiências e aprendizagens a serem vividas e que, por isso mesmo, se deve agradecer.


Porque ao agradecer ao Universo, ao ser grato de coração, está a ser aberto espaço para a energia positiva e para se contrariar a energia mais densa que pode rodear a pessoa.


A consciência de algumas situações pode ajudar-nos a entender porque devemos tornar a gratidão um hábito e, por consequência, transformarmo-nos em pessoas mais positivas, harmoniosas e felizes.


  • Há situações duras e desafiantes que também acontecem às pessoas boas – todos temos desafios na vida para ultrapassar, a questão é a forma como lidamos com eles. Por praticarmos o Bem não implica que não passemos por situações mais duras, por dificuldades e desafios. Devemos ter o foco no problema ou nas bênçãos e situações felizes que temos na nossa vida e que desejamos voltar a ter? De que adianta ter uma postura de vitimização, de derrotismo ou de reclamação perante as dificuldades da vida? Irá ajudar em alguma coisa ou apenas tornar o ciclo de negatividade cada vez maior e atrair cada vez mais dessa energia que queremos evitar na nossa vida? Quando a atitude é positiva e de fé num amanhã melhor, sendo grato por cada dia e pelas experiências que o Universo proporciona, tudo fica mais leve e ultrapassável, e será a energia positiva que irá ressoar com o nosso campo energético, sendo o que o Universo nos devolverá em ressonância.


  • Não adie a sua felicidade ao colocar entraves ou condicionantesa gratidão gera felicidade e vice-versa, são duas energias que estão relacionadas e interdependentes. Não adie os seus momentos de felicidade ao dizer que será feliz ou agradecido quando obtiver na sua vida determinada situação. Apenas está a criar entraves e obstáculos para aquilo que pretende na sua vida. Viva o momento Agora (Carpe Diem) e seja feliz e grato Agora por tudo o que tem e tudo o que ainda terá na sua vida!


  • A vida é feita de altos e baixos, como uma montanha-russa – tudo tem dualidade e polaridade, a nossa vida também é constituída por momentos felizes e de muita Luz e por momentos mais tristes, pesados e de desafios. São esses momentos mais escuros que nos fazem ser mais fortes, que permitem que cresçamos e evoluamos, ainda que no turbilhão do momento não o entendamos. Ao sermos gratos por esses momentos de crescimento e aprendizagem conseguimos passar ao patamar seguinte com mais força e segurança, olhar para trás e perceber que houve situações dolorosas que aconteceram para nos permitir perceber muita coisa, aprender com os erros, sentir novas possibilidades que não surgiriam se a vida corresse sempre de modo feliz e dentro da zona de conforto. Tal como na Natureza não existe arco-íris sem chuva, na nossa vida necessitamos desses momentos de chuva e tempestade para podermos apreciar novamente as belas cores e o lado mais luminoso da vida. É necessário olhar para os momentos dolorosos de coração grato e perguntar “O que é que esta experiência me veio ensinar?” e retirar a devida lição.


  • ·Planeie e lute pelo seu futuro – ser grato por tudo o que tem na sua vida não significa que fique acomodado e que não tenha ambição e deseje ter algo melhor ou diferente. É saudável termos sonhos e lutarmos pela sua concretização, sermos responsáveis pela materialização do que desejamos na sua vida e tornarmo-nos cocriadores da nossa realidade com o Universo. Passa por viver o Agora, ser grato pelo que tem, mas com a vontade de evoluir e conquistar outras situações para a sua vida, já na vibração da gratidão por tudo o que ainda virá, pelas sementes que agora está a colocar na terra e que, daqui a algum tempo, germinarão e darão uma planta, flor e frutos.


  • Tenha um coração livre de energias de baixa vibração – é necessário libertar o seu coração de mágoas do passado; libertar apegos a pessoas, emoções e situações que bloqueiam a sua energia e a sua vida; libertar-se de sofrimento e de sentimentos de vitimização. Só afastando estas energias de baixa vibração poderá sentir genuinamente no seu coração a energia da gratidão e ser verdadeiramente feliz. O Perdão é uma energia que permite libertar-se de todas estas energias. O Perdão não é desculpar ou aceitar o que aconteceu, simplesmente é permitir-se seguir em frente, arrumar as situações de forma apaziguada no seu coração. É benéfico para si muito mais do que para as pessoas a quem perdoa, pois liberta-se do laço energético que unia as duas pessoas. Perdoe também situações e a si mesmo, sabendo que o seu Eu do Passado fez o melhor que sabia e que tudo o que aconteceu lhe trouxe aprendizagem e conhecimento.


  • Não está sozinho – sempre que existirem momentos mais pesados que o puxem para baixo, em que pense que não consegue ultrapassar, que não consegue ser grato, peça ajuda! Peça ajuda a outras pessoas que terão uma visão diferente da situação, porque não estão emocionalmente e energeticamente envolvidas. Peça ajuda ao Universo, aos Seres de Luz que o acompanham e guiam, para que receba conforto e aquela energia extra proveniente do Amor Incondicional que nos ajuda a recarregar baterias e seguir em frente.


  • Tem dentro de si toda a força de que necessita, ainda que a desconheça – muitas vezes pensamos que não somos fortes o suficiente para enfrentarmos as situações, mas quando menos esperamos vamos buscar forças dentro de nós que desconhecíamos. É uma questão de autoconfiança e autoestima. Todos nós somos Seres fortes e corajosos e basta acreditar no seu Poder Interior e no Mestre que existe dentro de si, que lhe trará força e sabedoria para ultrapassar todas as situações que surjam.


  • Seja flexível e não resista à mudança – a energia não é estanque e nós também não. Vamos mudando ao longo do tempo, vamos evoluindo, adquirindo conhecimento e, consequentemente, há situações que deixam de fazer sentido. Tenha a capacidade de reconhecer as transições da vida e seja grato por existirem novos caminhos e possibilidades para experimentar.



Margarida Estevam

Terapeuta Holística, Magnified Healing, Terapia Multidimensional, Reiki, Leitura Intuitiva de Tarot dos Anjos, Mesa Radiónica de Saint Germain e Arcanjo Miguel, Consulta de Astrologia do Ki das 9 Estrelas (Feng Shui). 

Contacto: 917 124 866 / Email: alquimiadoserterapia@gmail.com

Facebook: A Alquimia do Ser

alquimiadoserterapia.weebly.com

www.portugalholistico.com/margaridaestevam

  • YouTube