• Artigos

PRIVILEGIE OS PENSAMENTOS POSITIVOS

Por Joana Vasconcelos

Com certeza que todos nós já nos deparamos, alguma vez, com a célebre frase de Buda “O que somos é consequência do que pensamos”. Milhares de textos espalhados pela Internet ou em livros nos dizem exatamente o mesmo, por outras palavras.


Dizem-nos que os nossos pensamentos têm muita força, que a nossa mente é mais poderosa do que pensamos e que somos nós que criamos a nossa própria realidade. Tudo isto é verdade, de facto, mas apesar de parecer simples de colocar em prática, na realidade, não o é.

Vejamos, então. Claro que todos nós pensamos que queremos ser felizes, ter saúde, ter um trabalho que nos satisfaça, ter sucesso no que fazemos, ter o amor daqueles que amamos e por aí fora. Mas, muitas vezes, nada disso nos acontece. Por vezes, parece até que entramos numa “maré de azar” e que tudo dá errado, embora os nossos pensamentos sejam os melhores.


Mas, será que são mesmo? Será que temos sempre os melhores pensamentos? Será que, por vezes, não sentimos raiva, rancor, desejo de vingança, desespero ou desânimo com tudo o que nos acontece na vida? Claro que sim. E esses pensamentos acabam por anular todos os outros pela força com que os sentimos.

Porque, infelizmente, esse tipo de sentimentos negativos que nos assolam a mente têm, na maior parte das vezes, muito mais força do que os sentimentos positivos. A dor, a raiva, a mágoa, o ciúme e outros sentimentos do género, doem no coração e acabam por se sobrepor a todos os outros na nossa mente, porque não conseguimos pensar em mais nada.


Até podemos ter uma semana que consideramos boa e gratificante mas, basta um pequeno percalço no caminho, que vamos abaixo. Colocamos tudo em causa e esquecemos mesmo o que de bom nos tinha acontecido até então. Porquê? Porque um único pensamento negativo acaba por se sobrepor a todos os positivos.

O ser humano tem o hábito de desvalorizar as coisas boas perante um percalço negativo que vá contra o que espera. Segundo os estudiosos da mente, se mantivermos pensamentos positivos, se nos mantivermos sempre com a energia positiva, acabamos por atrair exatamente o que queremos. Alguns, dizem mesmo que são os nossos pensamentos que podem criar ou curar doenças, como a medicina ayurvédica, que explora, precisamente, o facto de os nossos pensamentos e a nossa mente ser a responsável pela maioria das doenças que temos.


Mas num mundo como o de hoje, em que o stress é constante, é bastante difícil mantermo-nos sempre positivos. Problemas existem sempre, o que tem de mudar é a nossa forma de os encarar.


Se tantas terapias e medicinas alternativas, bem como a própria medicina tradicional, já nos diz que o cérebro (pensamentos) são um dos motores fundamentais do nosso bem estar, devemos ouvir isso com atenção. E tentar, ao máximo, cumprir esse preceito.

Devemos, então, tentar manter os pensamentos sempre positivos, mas não basta dizer umas quantas vezes, interiormente, que queremos algo. Temos de o sentir, temos de acreditar no que estamos a dizer, temos de o dizer verdadeiramente e nunca, mas nunca, colocar em causa a sua veracidade.


Um exemplo bastante simples é de alguém que tem uma doença grave. Já inúmeros estudos comprovaram que a mesma doença, e o seu consequente tratamento, tem efeitos totalmente diferente em pessoas distintas. Ora, se a doença é a mesma, se o tratamento é o mesmo, porque os resultados são diferentes?

Porque a mente de cada uma dessas pessoas é diferente. Porque algumas pessoas apoiam-se nos pensamentos positivos e acreditam totalmente na sua recuperação, enquanto outras se vão abaixo e questionam o “porquê de me ter acontecido a mim”, deixando que os pensamentos negativos continuem bem presentes, mesmo que a recuperação tenha sido satisfatória.


Se queremos algo, temos de acreditar verdadeiramente nisso. E pensar unicamente nisso como algo que desejamos e que iremos ter. Caso contrário, entrarão os pensamentos negativos, as dúvidas, as inseguranças, que nunca nos deixarão acreditar verdadeiramente no que pensamos.

Por isso, não deixem que os pensamentos negativos entrem e se infiltrem nas vossas mentes. Privilegiem os pensamentos positivos, os sentimentos de amor, coragem e otimismo, mesmo quando tudo parece estar contra nós, pois, a nossa mente é mais poderosa do que pensamos e tudo o que queremos, está a um pensamento de distância.




Joana Vasconcelos

Mestre de Reiki, Cristaloterapia, Radiestesia

http://apequenareikiana.blogs.sapo.pt/

https://www.facebook.com/apequenareikiana/

  • YouTube