• Artigos

REGRA DE OURO DE FENG SHUI: CONSCIÊNCIA

Por Margarida Estevam

A regra de ouro do Feng Shui é consciência. Ter consciência dos processos que necessitamos trabalhar em nós, ter consciência de que estamos a mexer com energia e do que isso implica, ter consciência de que a casa reflete aquilo que nós somos, ainda que não tenhamos noção de todos os aspetos, e que irá falar connosco e mostrar o que necessitamos transformar, harmonizar ou potenciar na nossa vida.


Sendo assim, se antes falamos de algumas situações a contemplar para criar um bom ambiente e um bom fluxo energético no espaço que habitamos, deixo-vos agora com algumas (das muitas) situações que podem ser veiculadas como sendo “bom Feng Shui” e que deve ter em conta de modo a evitar o efeito contrário ao pretendido. Friso que cada caso é um caso e que deve sempre sentir o que se adequa a si, à sua casa e às suas vivências e, em caso de dúvida, consulte um especialista de Feng Shui para poder obter aconselhamento.



1 - Abusar dos elementos decorativos

Feng Shui não é decoração, mas a decoração é uma ferramenta utilizada pelo Feng Shui para ajudar na harmonização energética, através das cores, formas, materiais e padrões utilizados. Quando enchemos um espaço com objetos, por melhor intenção que tenhamos, estamos a criar perturbação energética. Pense o que acontece quando entra num espaço que está cheio de pessoas, se se sente confortável... O mesmo acontecerá ao longo do tempo num espaço com a energia de vários elementos diferentes, criará uma dispersão energética que não será o pretendido. Uma boa regra oriental é "menos é mais", por isso cultivam espaços minimalistas, que permitem a fluidez de chi (energia) no espaço.


2 - Ter um espelho em frente à porta de entrada

Já anteriormente em outros artigos mencionei a questão dos espelhos. A porta de entrada é a boca do chi principal, a entrada da energia que vem do exterior para a casa, seja através do fluxo energético que naturalmente circula, seja pelo movimento de pessoas que consigo transportam chi. O papel do espelho ao ser colocado em frente à porta é repelir energia, mas se, de facto, repele a energia negativa tal como é transmitido na maior parte dos artigos, também irá repelir todo e qualquer tipo de energia que possa entrar no espaço. Logo, a energia no espaço fica estagnada, sem movimento e os habitantes poder-se-ão sentir drenados e sem energia vital.


3 - Ter fontes de água em casa

Fontes de água são ativadores de energia e a sua utilização deve ser bem ponderada e feita com consciência do seu papel energético no espaço. Recomendaria que uma fonte de água só fosse colocada mediante análise energética cuidada por um consultor de Feng Shui. Poderá estar a ativar algo de muito positivo, como também poderá estar a ativar exatamente o oposto. É necessário cuidado e bom senso quanto a esta questão.


4 - Ter elementos decorativos padronizados

Viu num artigo que colocar um determinado objeto decorativo traria prosperidade e boas energias, mas não sente afinidade com aquele objeto nem com o que ele representa, nesse caso não o coloque. O Feng Shui funciona a partir do momento em que existe consciência do que se está a trabalhar e a intenção clara do que se pretende. Se vai colocar objetos decorativos que lhe disseram que seriam positivos, mas que não ressoam consigo, é preferível não os colocar. A sua casa deve ter elementos que lhe façam sentido e não tem de a tornar um "museu" com vários objetos associados a boa energia se não tiverem nada a ver consigo e com a sua energia. O mesmo é válido para objetos que lhe ofereceram e dos quais não gosta, a energia associada será desarmoniosa. Lembre-se que a casa é um espelho da sua energia e das suas vivências. Ah… e claro, porque Feng Shui é uma arte milenar chinesa, isso não implica que a sua casa tenha um aspeto oriental, com vários elementos decorativos que remetem para essa cultura, se esta não estiver de acordo com os seus gostos pessoais e com o seu sistema de crenças. Os objetos a serem colocados devem ter uma intenção, significado e, sobretudo, ressoarem com os habitantes do espaço, caso contrário o efeito pretendido perde-se.


5 - Ter fotografias de familiares no quarto

Pode ter fotografias de familiares na sua casa se lhe fazem sentido e lhe trazem boas memórias. É mais adequado colocá-las numa divisão que esteja associada à energia Árvore 3 - Família, Antepassados, Raízes, Comunidade, e, nesse caso, necessitará de saber com a aplicação do baguá na planta qual é a divisão indicada. Em alternativa pode colocar as fotografias da sua família mais próxima no centro da sua casa, associado ao seu centro energético e ao da casa, mas também à Unidade, promovendo a energia de união entre os membros da família. No quarto estará a colocar a energia de outras pessoas num espaço que se deseja de recolhimento e que será o seu "templo sagrado" para descanso e para estar consigo mesmo ou, caso seja um quarto de casal, para expressar a intimidade do relacionamento.


Como em qualquer prática energética (e é disso que se trata quando falamos de Feng Shui), é fundamental ter responsabilidade quando trabalhamos com a energia, pois tanto podemos atrair um mundo de possibilidades positivas para a nossa vida, como podemos atrair o inverso. Se não tem conhecimento suficientes de Feng Shui para implementar qualquer tipo de alteração na sua casa, por mais simples que ela possa parecer, ou se tem receio ou não se sente confortável, aconselhe-se com um consultor de Feng Shui, de modo a fazer este processo de forma segura e tranquila. Até porque artigos vão existindo muitos, livros também vão existindo uns quantos e a panóplia de contradições que poderá encontrar entre eles poderá apenas gerar confusão e produzir efeitos energéticos desnecessários na vida de quem procura harmonia, equilíbrio e bem-estar.



Margarida Estevam

Terapeuta Holística, Magnified Healing, Terapia Multidimensional, Reiki, Leitura Intuitiva de Tarot dos Anjos, Mesa Radiónica de Saint Germain e Arcanjo Miguel, Consulta de Astrologia do Ki das 9 Estrelas (Feng Shui). 

Contacto: 917 124 866 / Email: alquimiadoserterapia@gmail.com

Facebook: A Alquimia do Ser

alquimiadoserterapia.weebly.com

www.portugalholistico.com/margaridaestevam

  • YouTube