• Artigos

TRANSFORME A SUA VIDA: SOLUÇÕES DE A A Z!

Por Sílvia Cerico


Envolvidos na magia da época, no doce aroma que o Natal traz a valores que aquecem a alma e preenchem o coração em tons de amor, paz e alegria, o convite do momento é para que sonhe!


Caminhando para a reta final com a proximidade da entrada no novo ano, este é o período indicado para dar continuidade ao trabalho iniciado no mês anterior e compreender o que atingiu ao longo do presente ano. Perceba onde está em relação às suas metas, questione-se:


O faz a minha alma vibrar?

Quais as transformações a executar para me alinhar com a minha verdade?

Para que aprendizagens servem os desafios que estão entre mim e o meu sonho?


Feito o balanço do seu percurso, avance!


Estamos de volta ao seu processo com muito amor e gratidão pelas conquistas que já fez. Abracemos em cada esfera novas ações que lhe permitam crescer a sonhar em direção ao que o eleva e lhe permite elevar o mundo com o seu contributo.


Quando muda em si um pensamento, com a energia vibrante da nova emoção, tem o poder de criar um novo gesto que faz a diferença para si e para o todo. Solte as amarras e desembrulhe o presente que é a vida, numa viagem polvilhada de brilho da sua luz interior.



Esfera mental: Faça um balanço semanal, seja brilhante e faça um brainstorm!


Escolha um dia da semana para fazer um balanço do que tem em mãos e, sozinho ou acompanhado, tire todos os dias 10 minutos para um brainstorming. Escolha todas as semanas deste mês um tema que pretende trabalhar, desafio a desbloquear, área onde deseja progredir e, em consciência, escolha uma abordagem criativa.


Se tem alguém com quem gosta de trocar ideias este é um bom exercício para fazer a dois, até numa mesa de café, com uma palavra puxa palavra, onde vale tudo, excepto ideias repetidas!


Estar sozinho não é impedimento para prosseguir, basta uma folha de papel em branco do seu caderninho dedicado ao processo de desenvolvimento pessoal e escrever tudo o que lhe venha à cabeça. Lembre-se sempre de que ser espontâneo é genial, por isso, seja brilhante e exercite a sua originalidade pensando sobre o assunto de óticas completamente inovadoras onde a criatividade vem de forma mágica: se eu fosse milionário, se eu fosse criança, se eu fosse sábio…


Vamos lá, reinvente-se e renasça na direção do novo passo. Deste seu trabalho diário, ao fim de cada 7 dias, escolha 7 ideias e implemente-as com convicção de que a sua vida está a mudar.



Esfera emocional: Bendiga, centre-se na beleza das bênçãos e seja benevolente!


Este mês em especial é propício a olharmos para nós próprios e para os outros com generosidade. Centre-se no potencial poder do bem supremo detido nos gestos feitos com amor e simplicidade. Em cada dia, foque a sua atenção na beleza das bênçãos que vive sem que muitas das vezes se dê conta.


Aprenda que a forma mais rápida de superar um desafio é ver nele a oportunidade para mudar e, por isso, em vez de perder tempo focado no que lhe falta, bendiga o que tem, bendiga igualmente o que deseja alcançar, bendiga quem tem a qualidade que deseja manifestar e aprenda com essa pessoa com resiliência, por observação do exemplo.

Escolha ser benevolente em vez de crítico, transmute dentro de si todas as energias em energias de amor e faça-o em consciência. Controle o seu impulso inicial e dê o comando ao cérebro para converter automaticamente a crítica pela expressão do que sente com aquela situação, com um discurso centrado no “eu” em vez de no “tu” e elogiando o que dela surja de positivo.


Assim, levando o outro ao que você está a sentir em vez de o acusar, neutralizará o conflito e expandirá a paz para o seu interlocutor que a devolverá a si restabelecendo o bem-estar na situação.



Esfera física: brinque, baile e beije!


No plano físico, uma excelente forma de fazer a sua energia fluir de forma equilibrada é fazer todos os dias o seu momento privado dedicado ao “baile” das suas músicas favoritas no seu quarto, em frente ao espelho, na sala, descalço, feche os olhos, coloque a banda sonora e liberte-se no movimento de ritmos alternados genuinamente sentidos!

Brinque pelo menos duas vezes por dia, 10 minutos, todos os dias, cultive a sua criança interior, faça bolas de sabão, jogue às escondidas com os seus filhos nas divisões da sua casa, faça cócegas ao seu melhor amigo e beije com amor quem ama!


O seu corpo produzirá endorfinas que o levarão aos céus de uma forma tão natural que nem se apercebe, mas sente que a cada dia está mais feliz.


Para terminar, na esfera espiritual lanço o desafio de cultivar a bondade diariamente. A minha proposta é que não passe um único dia deste mês sem que tenha um gesto de bondade com alguém, seja uma palavra, um elogio, um dádiva generosa, uma partilha, o simples ouvir, estar presente para alguém 5 minutos do seu dia, fazer uma refeição, ajudar numa tarefa...


Seja criativo, dê o melhor que tem em si para que os outros alcancem os seus sonhos porque alguém inesperadamente fará o mesmo por si. Em cada ato sonhe que desta forma contribui para um mundo melhor porque segundo Eleanor Roosevelt “o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”.


Convido a que viva o sonho bonito em que faz dos outros à sua passagem pessoas com dias mais positivos e realidades mais felizes!



Sílvia Cerico

Coach/Master Neuro Coach/Terapeuta Holística

dra.silvia.cerico@sapo.pt

tlm:932544366



  • YouTube