• Artigos

VIVER DE CORAÇÃO LIVRE

Por Pedro Gomes

Começo este artigo com uma frase de Maya Angelou, que passo a citar: “Quando vejo a página em branco, penso como sou afortunada em a poder preencher.” Maya Angelou foi uma poetisa, dramaturga e ativista norte americana. A nível literário foi uma das pessoas mais influentes das últimas décadas. Foi também uma inspiração para milhões de pessoas.


Teve uma vida bastante dura e é um exemplo de superação e de vida livre no seu coração.


Deixo aqui algumas perguntas que podes responder por esta mesma ordem:


1 - O que é o coração?

2 - O que é a liberdade?

3 - O que é a vida?

4 – O que é viver de coração livre?


A vida passa pela liberdade, e a liberdade quando se instala no coração cria a verdadeira felicidade.


A liberdade está na aceitação de que existem vários fatores por nós incontroláveis, tais como as atitudes e comportamentos dos outros face a nós, os julgamentos dos outros acerca de nós, os sentimentos e pensamentos dos outros sobre a nossa pessoa ou os acontecimentos do passado. Existem variadíssimas situações que, invariavelmente, estão fora no nosso controlo.


Então, a liberdade começa em tudo o que está fora do nosso alcance!

A aceitação é o primeiro passo para conseguirmos viver com o coração livre!


Após trabalharmos a aceitação de tudo o que acontece no exterior de nós, existem outras perspetivas que podemos adotar para a nossa vida, de forma a sermos livres!


Menciono algumas características que podemos adotar para vivermos a nossa liberdade. São elas:


1 – Coragem! A coragem é das mais importantes virtudes, pois se não tens coragem não podes praticar as demais virtudes! Ter coragem trata-se de agir com o coração! Deixa que o teu coração guie a tua ação e torna-te assim um pouco mais livre do que te impede de ser feliz.


2 – Valentia! Ser valente para enfrentar o que te faz mal é poderes transformar o que te atormenta. Transformar os teus medos em força de ação é criares a tua evolução como Ser individual e coletivo. Ser valente é enfrentares a ti mesma (o) na observação direta das tuas limitações, na ação das tuas fragilidades e na escuta dos teus sentimentos e das tuas emoções.


3 – Persistência! A persistência é a chave para o teu treino, para a tua preparação para conseguires o que almejas para ti mesma (o)! Se desistes nas primeiras dificuldades serás sempre normal, e isso faz com que nunca descubras o incrível que és!


4 – Alegria! A alegria é uma enorme energia para a gestão da nossa própria vida! É através da alegria que geramos a energia vital, importantíssima para impulsionar cada segundo de realizações benéficas para nós mesmos! A energia vital é gerada, em grande parte, pela alegria gerada no nosso coração face aos sorrisos que despoletamos, pela alegria gerada nos momentos em família, pela alegria gerada nas gargalhadas com os amigos. Viver a vida com algum humor é algo que dá estilo e brilhantismo!


5 – Gratidão! Viver a vida de forma apaixonada é ser grato ao Universo pela realização da vida em nós! A gratidão assume-se como um dos fatores mais importantes de um coração livre! A gratidão é a memória do coração e também a ação de coração! Com esta plenitude de gratidão, a tua gestão emocional e os teus pensamentos tornam-se os teus aliados mais poderosos!


Conquista a tua liberdade! Sente-te livre!


Quando compreenderes que não pertences a nenhum lugar em específico, mas que pertences a todos os lugares do mundo, serás verdadeiramente livre no teu coração.

Vira uma página da tua vida e preenche cada linha da forma como tu queres.


Sê livre, vive livre!




Pedro Gomes

Coach de Vida (Coach profissional certificado Nº S495-2017PT)

Pratitioner em PNL com especialização em foco terapêutico e emocional

Desenvolvimento Pessoal, autoconhecimento, desenvolvimento de comunicação, transformação de vida

Facebook: Pedro Gomes

Website: www.pedrogomescoach.wordpress.com

Email: apedrogomesa@Outlook.pt

  • YouTube